30 outubro 2022

QUANDO A VITÓRIA GLORIOSA DE EL ALAMEIN NÃO PARECIA NADA GLORIOSA

Lançada desde 23 de Outubro de 1942, uma semana depois, a batalha de El Alamein não parecia estar a correr nada bem para os Aliados. O ataque sobre as linhas inimigas prosseguia, mas a esperada ruptura da frente teimava em não se concretizar. Tanto assim que a 27 de Outubro Montgomery havia decidido remontar a manobra inicial. Para isso, algumas das divisões envolvidas (algumas destinadas a tornarem-se míticas como a 7ª Blindada ou a 2ª Neozelandesa) tiveram que ser reposicionadas, provocando o afrouxamento do ritmo dos combates e a impressão nas retaguardas que a ofensiva nas quais tantos olhares se concentravam se arriscaria a fracassar. Em Londres, o primeiro-ministro Churchill explodiu furioso: «Nunca conseguiremos descobrir um general que seja capaz de ganhar uma batalha?» No balanço, redige ali mesmo um telegrama pedindo ao general Alexander (o superior de Montgomery) a substituição de um general que já lhe parecia destinado ao fracasso.

Há precisamente oitenta anos a carreira militar de Montgomery não se afigurava propriamente destinada aos grandes sucessos que ele depois veio a alcançar. Na ocasião, foi o general Alan Brooke, o Chefe de Estado Maior, seu amigo, que o defendeu diante de Churchill, conseguindo-lhe um novo prazo para apresentar resultados. Na página da Wikipedia (em inglês) dedicada à batalha, os sucessos aliados só se começam a consolidar a partir daquilo que se designa por Fase Quatro, a partir de 2 de Novembro. Depois, veio a confirmação da vitória e o esquecimento de tudo o que acontecera nos momentos difíceis como o demonstra este vídeo acima. Muito melhor prosador do que Comandante em Chefe, Churchill acaba por sair-se de todo o episódio com a reputação de ter guardado para si as palavras históricas que a ocasião mereceria: «Isto não é o fim. Isto nem é sequer o princípio do fim. Mas será talvez o fim do princípio

Melhor. Uma das grandes máximas militares que se costuma citar em abundância é: «Nunca reforce um fracasso» (Never reinforce failure). Soa erudito quando dito em conversa de salão, mas, El Alamein, uma das vitórias mais simbólicas da Grã-Bretanha na Segunda Guerra Mundial resultou, como se descreveu acima, da insistência em reforçar o que se estava a revelar um completo fiasco.

3 comentários:

  1. Divulguei o seu blog como o Blogue da Semana. no Delito de Opinião. Gosto passar de por aqui e isso explica o meu destaque.
    https://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/blogue-da-semana-14773493

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo seu gesto simpático, Paulo Sousa. (fiquei a saber do seu nome pela sua assinatura no Delito de Opinião)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. A plataforma blogspot agarrou-me noutro endereço.
      Continuarei a passar por cá.
      Obrigado e bom trabalho
      Paulo Sousa

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.