14 agosto 2017

A HISTÓRIA (IMERECIDAMENTE) ESQUECIDA DO PoSAT-1

Não sei quantos se recordarão ainda do PoSAT-1, um micro-satélite com uns 46 kg que foi lançado para o espaço a partir de Kourou, na Guiana, a 26 de Setembro de 1993, por um foguetão Ariane-4 da Agência Espacial Europeia (ESA). Do ponto de vista estritamente astronáutico, o satélite quase nada teria de importante: o PoSAT-1 era apenas um dos sete satélites da carga daquele Ariane-4 e, só naquele ano de 1993, realizar-se-iam mais seis lançamentos de outros foguetões Ariane-4 naquela mesma base de Kourou. Se adicionarmos ao programa desenvolvido pela ESA, os lançamentos que eram efectuados em paralelo pelas suas rivais norte-americana (NASA), russa (Roscosmos), chinesa, japonesa, indiana, etc., teremos uma melhor ideia da banalidade do feito. Mas isso seria apenas a questão técnica da façanha.
Politicamente porém, tratava-se do primeiro programa exclusivamente português no género e aí, para benefício da propaganda doméstica (na altura, imperava o cavaquismo), a história foi explorada até ao tutano. Também nada que fosse especificamente doméstico: um dos companheiros do PoSAT-1 era o Kitsat-2, outro micro-satélite, o segundo a ser enviado para o espaço pela Coreia do Sul. Dir-se-ia que estava na moda cada país ter os seus satélites. O português ainda fora montado em Inglaterra (o coreano já fora montado na própria Coreia), custara uns 8,5 milhões de euros (a preços actuais) e, para efeitos de propaganda, tinha um «pai». Só o pai, como acontece agora com Cristiano Ronaldo. O pai do primeiro satélite português. Nos artigos a propósito (acima), não se podia falar do engenho sem se falar do pai e (de preferência) com o pai. O pai (era) é Fernando Carvalho Rodrigues.
Acontece que, para além de outros predicados que o terão levado a chefiar a equipa responsável pelo PoSAT-1, Fernando Carvalho Rodrigues era extremamente parecido com o tenor Luciano Pavarotti (1935-2007) como se pode ver acima. E foi essa característica e não outras mais abonatórias, que, estranhamente, esteve na origem deste poste. Associando-o à Festa do Pontal do PSD de ontem, lembrei-me que foi na sua edição do ano seguinte ao do lançamento do primeiro satélite português (1994), que o vi a fazer um play-back do famoso tenor italiano. Tratando-se de um comício político foi bizarro e teve uma graça que o correr dos anos foi esbatendo. Fernando Carvalho Rodrigues revela-se uma pessoa estimável, mas o PoSAT tornou-se um consórcio que, descontado o seu efeito de propaganda à época, fracassou nos seus objectivos de uma intervenção de Portugal autónoma no espaço: admita-se que 24 anos é tempo demasiado para ainda estar à espera de um PoSAT-2...
Nota suplementar: já agora, para comparação e porque o referi, veja-se por este meu poste, até onde evoluiu entretanto o programa espacial sul coreano. Desenvolveram os seus próprios foguetões e, em 2009, um deles colocou pela primeira vez um satélite sul coreano em órbita. No ano anterior, um protocolo com os russos tinha dado oportunidade a que, pela primeira vez, um cosmonauta sul-coreano viajasse até ao espaço, por sinal, uma mulher.

Sem comentários:

Enviar um comentário