10 junho 2015

A CONQUISTA DE MONFALCONE

Há cem anos, a última quinzena da Primeira Guerra Mundial fora rica em peripécias: depois de um intenso processo negocial, cujos contornos se poderão deduzir consultando o mapa acima, a Itália deixara-se seduzir pelas ofertas franco-britânicas e declarara guerra ao Império Austro-Húngaro a 23 de Maio de 1915. Mais do que propriamente surpreendidos pela traição italiana (havia uma aliança formal entre alemães, austro-húngaros e italianos), os segundos foram apanhados engajados noutras frentes (contra a Sérvia e contra a Rússia), antes de poderem reposicionar o seu dispositivo de acordo com a que se acabara de formar.
A superioridade inicial dos italianos era portanto substantiva (4 para 1) quando desencadearam as suas primeiras ofensivas: a 9 de Junho de 1915 (fez ontem cem anos) haviam conquistado Monfalcone, a primeira cidade (cerca de 10.000 habitantes) austríaca, embora, como o nome sugere, habitada predominantemente por italianos étnicos. Coubera aos Granadeiros Sardos a honra de conquistar a Rocca (acima em fotografia de 1915), o castelo da cidade costeira situada para lá do Rio Isonzo. Significativo da falta de experiência e de coordenação entre armas, cerca de ⅓ das baixas italianas haviam-se devido à sua própria artilharia.
A conquista de Monfalcone fora um excelente feito de armas para galvanizar a frente interna mas o ritmo da ofensiva não tardaria a esmorecer e as variadíssimas carências do exército italiano não tardariam a evidenciar-se. Tanto que apenas alguns dias depois (a 21 de Junho), um capitão se via obrigado a redigir o seu relatório em papel surripiado nos escritórios de uma fiação de algodão em território recém-conquistado.

Sem comentários:

Enviar um comentário