01 março 2015

SIGNAL – A REVISTA PROMOTORA DE UMA «NOVA ORDEM» ALEMÃ NA EUROPA

Signal foi o título de uma famosa revista mensal de propaganda de origem alemã que foi publicada e distribuída durante a Segunda Guerra Mundial (1940-45) tanto nos países da Europa ocupada como nos países neutrais. Havia versões traduzidas e adaptadas à especificidade de cada país europeu, num total de 25 edições distintas, tendo atingido no apogeu tiragens rondando os dois milhões e meio de exemplares. Em Portugal, a revista adoptou o título de Sinal (acima, clicar para ampliar) e, segundo os relatórios de época da PIDE, a sua circulação terá atingido o seu máximo em 1942/43, quando chegou aos 15.000 exemplares.
O carácter promocional da revista pôde produzir momentos que as circunstâncias actuais tornam irónicos, como esta fotografia de 1943 onde um monge ortodoxo de um dos mosteiros do reverenciado Monte Atos é captado lendo a versão helénica da revista. Entre nós, para além das simpatias ideológicas, uma boa parte da reputação da revista estabeleceu-se a partir da qualidade das fotografias coloridas das suas páginas centrais e das capas. A lembrar-me disso, ocorreu-me quanto a recente fotografia de Wolfgang Schäuble com Maria Luís Albuquerque, a beatitude dos dois, não destoaria de lá ter aparecido...

2 comentários:


  1. Sou colecionador espanhol da revista SIGNAL e tenho interesse nas edições em português e inglês da revista.
    Espero suas notícias.
    Meu email é: rafavice2@gmail.com

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Creio que a pessoa que lhe poderá dar uma resposta mais interessada à questão que coloca será Augusto Mouta, o autor deste texto:

    https://signalmagazine.wordpress.com/2010/01/28/sinal-edicao-portuguesa-da-signal/

    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.