21 novembro 2014

A PROPÓSITO DE ALGUNS ANTIGOS PROFESSORES QUE TODOS NÓS TIVEMOS


No jantar anual dos correspondentes na Casa Branca de 2012, o apresentador da cerimónia, Jimmy Kimmel, aproveitou a ocasião dos agradecimentos finais para dedicar um em especial ao seu antigo professor de História, o senhor Mills, que antecipara quanto ele não iria chegar longe se continuasse a armar confusão nas suas aulas¹. Chegado aqui, Jimmy anunciou que ia trocar uma saudação calorosa (o exuberante high five) com o presidente dos Estados Unidos, para depois rematar: - Embrulha lá, oh Mills! (Eat it, Mills!)

Quando dos jantares de confraternização de ex-alunos e com o passar do tempo parece haver uma tendência para dulcificar o passado, perdendo-se com a idade não apenas a irreverência inata ao passado que se evoca, mas até a própria verdade sobre aquilo que aconteceu. Espero que, a propósito de um evento desse género hoje, onde não poderei estar presente, se consiga fazer a distinção entre não querer mal a alguns antigos professores e continuar a considerá-los as bestas que nunca deixaram de ser.

¹ I also want to thank Mr. Mills, my (…) high school history teacher, who said I’d never amount to anything if I kept screwing around in class.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.