23 novembro 2014

A DIFERENÇA ENTRE HISTÓRIA E FICÇÃO HISTÓRICA


Tomorrow belongs to me é uma canção que foi composta propositadamente em jeito de hino germânico em 1966 para o espectáculo musical Cabaret que veio a estrear nesse mesmo ano na Broadway. Seis anos depois a canção adquiriu uma popularidade acrescida através do filme homónimo de Bob Fosse. O sucesso da cena acima, como metáfora da adesão progressiva dos alemães aos ideais nazis, fez com que o suposto hino alemão seja frequentemente referenciado e tido mesmo por legítimo e contemporâneo do período que a peça pretende retratar, e que os seus autores sejam até acusados de simpatias pelo nazismo, num anacronismo improvável considerado o facto de a dupla de autores, John Kander e Fred Ebb, serem ambos de ascendência judaica. Sendo um erro frequente, torna-se mais embaraçoso ver uma historiadora qualificada como Irene Pimentel (ainda mais quando reputada como especialista daquele período da História) prestar-se ao equívoco de dar a entender que tomou o hino nazi de Kander e Ebb por genuíno quando escreve num blogue que (no) caso (do hino) o resultado foi o assassinato de milhões de seres humanos. Não se negando o desfecho, a relação causal expressa é, como se explicou, improvável, considerando que a canção só foi composta mais de 20 anos depois do Holocausto... O comentário só fará sentido se se tomar a ficção histórica por História, algo que uma historiadora como Irene Pimentel deveria saber distinguir.

2 comentários:

  1. Não sabia que esse hino tinha sido feito para o espectáculo da Broadway, ainda por cima ironicamente por 2 judeus. Provavelmente Irene Pimentel não foi suficientemente clara no seu poste.

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  2. Será talvez mais uma possibilidade do que uma probabilidade.

    A melhor explicação para o que se lê, a preceder a escolha da redacção, será, infelizmente, a ignorância.

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