08 setembro 2014

...NA ESCÓCIA

A experiência faz-me olhar com cepticismo para o aparecimento de sondagens de última hora que trazem a indecisão (com a correspondente animação mediática) a actos eleitorais cujo desfecho parecia selado desde há muito. É sob essa reserva que avalio a vantagem registada pelos independentistas na Escócia numa sondagem mais recente, que veio mesmo a calhar para aduzir interesse a um assunto que permanecia muito mortiço. Antes, havia seguido um…

…dos debates sobre o tema desse próximo referendo na Escócia num dos canais informativos britânicos, num exercício complicado pela dificuldade em compreender algumas das perguntas que eram colocadas pela assistência, que aquele sotaque não é mesmo nada fácil. Mas tenho um amigo escotófilo para quem tais dificuldades são detalhes de somenos e que tem estado a seguir a (aparente) evolução da opinião pública escocesa com o seu maior entusiasmo, só lhe faltará…
…mesmo passar a usar um kilt, que o tartã do seu clã (adoptivo) já há muito terá sido escolhido. E é em sua homenagem que deixo esta última imagem do capacete de Jackie Stewart, associando duas paixões suas: a Escócia e a Fórmula 1. Num remate menos lírico, convém chamar a atenção que, no caso improvável do Sim independentista vencer, será uma trabalheira para outros países europeus – a começar por Espanha – deflectir as ondas de choque que irão agitar os seus separatismos.

Sem comentários:

Enviar um comentário