23 fevereiro 2014

MUDAM-SE OS TEMPOS. MUDAM-SE AS VONTADES?

As notícias ao redor do XXXV são uma bela oportunidade para recuperar estas duas fotografias do XIII Congresso do PSD, realizado precisamente no mesmo local vai para 28 anos. De um lado os figurões, alguns dos quais continuam a andar por ali, casos de Santana Lopes e de Marques Mendes. Em destaque também, para além naturalmente do incontornável Cavaco Silva, identificam-se ainda António Capucho, recentemente expulso (e bem expulso) do partido,…
 …e também Dias Loureiro, que não foi expulso provavelmente porque os estatutos disciplinares não prevêem sanções aos que estejam envolvidos em falências bancárias de cariz duvidoso. Do outro lado estava (e permanece) a massa amorfa dos delegados ao congresso que, essa sim, parece continuar absolutamente imutável. Assemelhando-se a figurantes de uma cerimónia desentranhada, cada vez menos representativa da sociedade que dizem representar (relembra-se que Pedro Passos Coelho foi reeleito com menos de 16.000 votos),…
 …com a estética do centro térreo mais as bordas em anfiteatro e ainda o género de cobertura informativa que ali se produz, concentrada nas figuras do palco e nas que se assentam na primeira fila, tudo junto ainda é capaz de fazer lembrar (aos que tiverem idade para isso) as cerimónias excepcionalmente transmitidas em directo pela RTP quando o colégio eleitoral que fora propositadamente constituído para o efeito reelegia a veneranda figura do Almirante Américo Tomás para mais um septenato…

Sem comentários:

Enviar um comentário