25 agosto 2013

ESTICAR UM ASSUNTO ATÉ O TORNAR CHATO

O livro acima aborda a Batalha de Khalkhin-Gol, travada na Primavera e Verão de 1939 entre soviéticos e japoneses pela posse de uma remota parcela de território mongol¹. Foi um episódio tratado discretamente pelos contendores apesar de ter provocado dezenas de milhares de mortos e as suas consequências diluem-se nos acontecimentos associados à Segunda Guerra Mundial. O livro conta isso tudo em 185 páginas. O livro abaixo, Alcora, também trata de um assunto discreto, um acordo entre Portugal, a África do Sul e a Rodésia, que também se dilui noutro mais vasto e importante: as Guerras que Portugal travou em África (1961-74). Não sei se o impacto de tal acordo mereceria que todo um livro lhe fosse dedicado. A sê-lo porém, nunca por uma extensão de 329 páginas… É dar importância demais ao que a não tem.
¹ Nomonham é a designação dada pelos japoneses ao mesmo acontecimento.

2 comentários:

  1. Concordo que o "Alcora" é demasiado longo, a começar logo pelo "prefácio"...há factos que se vão "repetindo"...mesmo assim,gostei de ler.

    Paulo Abrantes Santiago
    (via Facebook)

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar porque o «secretismo» do Acordo, conforme se pode ler no subtítulo, sempre foi um «segredo de polichinelo» envolvendo milhares. Nada parecido, por exemplo e para comparação, com o impacto que teve a revelação de que o governo português negociara directamente com o PAIGC em Londres ainda antes do 25 de Abril. Depois, porque na minha avaliação a importância relativa de tal acordo merecerá sobriamente o tratamento em alguns parágrafos explicativos e apenas especificamente no quadro dos acontecimentos dos TOs de Angola e de Moçambique. Aliás, foi precisamente esse o tratamento que os sul-africanos lhe deram quando os li a falarem da sua guerra contra a Swapo na Namíbia (http://herdeirodeaecio.blogspot.pt/2011/08/uma-guerra-como-uma-das-nossas.html). Isto é mesmo impingir um livro para os veteranos do Ultramar comprarem.

    (via Facebook)

    ResponderEliminar