26 julho 2023

O JANTAR DE LULAS – POSSIVELMENTE SEM ACOMPANHAMENTO ALGUM…

Há precisamente dez anos, David Cameron, o então primeiro ministro britânico estava de férias no Algarve e montaram-lhe uma operação mediática no mercado de Aljezur. Recorda-se aqui a dita operação e o protagonista, alguém que entretanto desapareceu por completo depois do desastre da realização do referendo do Brexit... Nem lulas, nem chocos, nem polvo, nem nada.
«O staff de imprensa de David Cameron parece ter resolvido montar uma operação no mercado de Aljezur, zona onde ele terá vindo passar este ano as suas férias. É simpático e convenientemente promocional que o primeiro-ministro britânico mostre vir passar férias entre nós mas a operação, forte na imagem mas fraca nas outras informações, tornou a reportagem literalmente concebida para inglês ver. As fotografias mostram em primeiro lugar o casal Cameron a dar as mãos diante duma banca, a ternura quiçá despertada pelos eflúvios do peixe fresco,…
…seguida de um grande momento de opções decisivas quando os dedos de ambos vagueiam pela oferta piscícola disponível, um terceiro momento em que uma peixeira, das nossas e devidamente certificada para não nos deixar ficar mal, de luvas apanha as lulas – devidamente identificadas logo no título da reportagem não vá o ignorante leitor não as saber reconhecer... – de uma caixa de esferovite e finalmente a imagem já à saída do mercado onde o actual locatário do nº10 de Downing Street empunha orgulhosamente o seu jantar…
…num prosaico saco de plástico branco enquanto Mrs. Cameron olha para ele com um sorriso a lembrar os das antigas fotonovelas a que se poderia acrescentar uma flactera pensadora: - O meu David é muito jeitoso… Registe-se por fim a coincidência das fotografias nunca terem apanhado nenhuma das caras joviais dos omnipresentes membros da segurança dos Cameron e a observação pertinente de como o jantar será necessariamente parco: afinal eles não compraram nem uma frutinha para a sobremesa, nem ingredientes para uma saladinha que cai sempre bem com as lulas…
Contudo, por muito que se promova internacionalmente a Nigella Lawson ou o Jamie Oliver, a verdade é que o inglês típico parece continuar a não perceber e a não se interessar nada por comida. Ao contrário das minhas, as críticas mais substanciais a esta visita ao mercado de David Cameron na imprensa britânica concentram-se… na sua indumentária

Sem comentários:

Enviar um comentário