16 junho 2013

INDIGNAÇÃO SEM INVESTIGAÇÃO

No meio das ondas de indignação provocadas pelo encerramento abrupto da empresa pública grega de rádio e televisão (ERT), quase todas as notícias que li mencionavam os cerca de 2.700 trabalhadores que se viam subitamente despedidos, mas curiosamente nenhuma delas se inquiria e nos esclarecia sobre a razoabilidade de tal contingente. Quase uma semana depois, cansado da espera, dispus-me a consultar o último Relatório e Contas da RTP disponível na internet: o de 2011. Fiquei a saber que a nossa emissora pública tivera nesse ano uma média de efectivos de 2.183 trabalhadores (p. 160) e que os reduzira em 9,5% em relação ao ano anterior (2.412). Por isso, mesmo desconhecendo com rigor quais serão os efectivos actuais da RTP será razoável assumir que a Empresa grega terá cerca de 25% de trabalhadores a mais do que a sua homóloga portuguesa. Eu bem sei que este género de informação pode parecer irrelevante e não é o mais adequado para reforçar o teor ultrajado das reacções à notícia mas, já que se adiantaram números, conviria que os jornalistas os explorassem com alguma objectividade, deixem para lá as explicações para o comportamento bizarro do governo de Samaras...

2 comentários:

  1. Herdeiro, conheces esta música e sua razão?


    Tanto Mar
    Chico Buarque

    Sei que está em festa, pá
    Fico contente
    E enquanto estou ausente
    Guarda um cravo para mim
    Eu queria estar na festa, pá
    Com a tua gente
    E colher pessoalmente
    Uma flor no teu jardim

    Sei que há léguas a nos separar
    Tanto mar, tanto mar
    Sei, também, que é preciso, pá
    Navegar, navegar
    Lá faz primavera, pá
    Cá estou doente
    Manda urgentemente
    Algum cheirinho de alecrim

    Foi bonita a festa, pá
    Fiquei contente
    Ainda guardo renitente
    Um velho cravo para mim
    Já murcharam tua festa, pá
    Mas certamente
    Esqueceram uma semente
    Nalgum canto de jardim

    Sei que há léguas a nos separar
    Tanto mar, tanto mar
    Sei, também, quanto é preciso, pá
    Navegar, navegar
    Canta primavera, pá
    Cá estou carente
    Manda novamente
    Algum cheirinho de alecrim

    ResponderEliminar
  2. Conheço e nas duas versões da letra.

    E você: sabia que já aqui há uns anos me referira neste blogue precisamente a essa canção? (http://herdeirodeaecio.blogspot.pt/2008/12/revolucionrios-de-1975-3.html)

    Provavelmente não, senão não tinha feito a pergunta, não é?...

    Porque é que não se aplica e vai investigar antes de tomar pose e escrever disparates?

    ResponderEliminar