08 maio 2022

«SIDESHOWS» DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (11) – OS MOTINS DAS GUARNIÇÕES DAS ILHAS BRITÂNICAS DO ÍNDICO OCIDENTAL

A Ilha Christmas e as Ilhas Cocos estão situadas no Índico Ocidental, separadas por quase 1.000 km entre si e, no caso da primeira, situada a 400 km ao Sul de Java, a principal ilha da Indonésia. Apesar da proximidade geográfica e de aqui serem consideradas em conjunto, as ilhas são muito distintas, Christmas, com 135 km², é dez vezes mais extensa que as Cocos que são dois atóis com apenas 14 km². Mas uma e outras foram primordiais para o Império Britânico por causa da sua localização estratégica no eixo das comunicações marítimas entre a Austrália e a Índia. Comprovando essa importância, as Cocos haviam sido o alvo de uma das raríssimas operações navais alemãs fora do Atlântico durante a Primeira Guerra Mundial (Novembro de 1914) com o intuito de destruir as comunicações radio e telefónicas que ligavam Camberra a Nova Deli e Londres.
Com o eclodir da Segunda Guerra Mundial no Extremo Oriente, o problema da defesa das ilhas tornava-se a colocar nos mesmos moldes, só que agora frente ao Japão. Resultado da dispersão dos recursos para outros Teatros de Operação mais importantes, as guarnições das ilhas eram escassas (algumas dezenas, efectivos comparáveis a uma pequena companhia) e constituídas por tropas coloniais, de origem indiana, cingalesa ou africana, embora enquadradas por europeus. A inexorabilidade da expansão nipónica após o ataque a Pearl Harbour, que os fez conquistar Hong-Kong, a Malásia, Singapura, as várias ilhas da Indonésia e das Filipinas nos meses iniciais de 1942, mais do que propriamente à sua propaganda anti-colonial apelando à solidariedade entre povos asiáticos, havia deixado a moral das guarnições de rastos, antecipando uma derrota sangrenta e inútil às mãos de uma expedição sanguinária de centenas de japoneses...
A 10 de Março de 1942 em Christmas e, quase dois meses depois, a 8 de Maio nas Cocos, as guarnições locais, indiana no primeiro caso, predominantemente cingalesa no segundo, amotinaram-se. O desfecho foi diferente, assim como veio a ser história dos dois locais até ao fim da Segunda Guerra Mundial. Em Christmas o motim vingou com a morte dos oficiais e sargentos europeus, a ilha foi assaltada e conquistada (sem resistência) três semanas depois pelos japoneses, que a ocuparam até depois do fim da Guerra (Outubro de 1945). Nas Cocos os amotinados foram derrotados e apenas se pode especular sobre qual teria sido o comportamento da guarnição em caso de desembarque japonês porque não chegou a existir. Contudo, uma lição os britânicos parecem ter recolhido destes dois episódios, insignificantes à escala do magno conflito, mas significativos do ponto de vista político e das suas relações com os povos colonizados…
Como se nota nesta fotografia acima de soldados dessa mesma guarnição das Cocos apenas um par de anos depois dos acontecimentos (mas ainda durante a Segunda Guerra Mundial), é sempre preferível guarnecer esses lugares isolados com uma saudável mistura entre tropas metropolitanas e coloniais…

1 comentário:

  1. Muito interessante. Contudo, gostaria de dizer que julgo que o nome correto em português para a Ilha Christmas é Ilha do Natal.

    ResponderEliminar