08 abril 2013

O VOO SUBORBITAL CHAMADO «ANOMALIA DE 5 DE ABRIL»

Há quase precisamente 38 anos, a 5 de Abril de 1975, enquanto Jean-Paul Sartre se despedia de Portugal depois de uma visita que incluiu o RALIS, onde tomou contacto mais directo com o nosso PREC (acima), a União Soviética que tanto nos inspirava naqueles tempos lançava para o espaço mais uma nave Soyuz tripulada do seu programa espacial (abaixo). No entanto, à época nada se soube do acontecimento, porque a TASS, a agência noticiosa, não deu dele notícia como era costume acontecer com todos os voos espaciais tripulados. Só se soube depois (os pormenores só em 1983) que o voo fracassara, embora sem que tivesse havido felizmente danos pessoais a lamentar. Depois de uma descolagem sem incidentes, um pouco antes dos cinco minutos de voo, já a 145 km de altitude, quando da separação dos segundo e terceiro andares do foguetão, algo falhou nessa separação e o andar superior iniciou o funcionamento com o inferior ainda preso à estrutura, provocando o completo desequilíbrio (e a perda de trajectória) do conjunto. Mas numa questão de alguns segundos o sistema de orientação da Soyuz reagiu, desencadeando os procedimentos para que a missão abortasse. Mesmo assim, a inércia ascendente fez a cápsula atingir ainda um apogeu de 192 km de altitude.
Contudo, as perturbações do voo apontavam a cápsula directamente para a Terra quando da separação de emergência, o que fez com que a aceleração de 21,3 G experimentada pelos dois cosmonautas – a dupla veterana da Soyuz 12, Lazarev e Makarov (abaixo) – superasse os 15 G que haviam sido antecipados para aquela situação. Todavia, homens e material (este possivelmente por causa do famoso c.c. de toda a engenharia: coeficiente de cagaço...) superaram o teste, os paraquedas e retrofoguetes de travagem da cápsula funcionaram devidamente, assegurando uma longa descida de mais de 15 minutos. A cápsula chegou ao solo numa encosta íngreme, rebolou por uns 150 metros antes de se imobilizar segura pelo paraquedas preso na vegetação. O terreno estava ainda coberto de um metro de neve de Primavera e fazia frio (-7º C). Só que os cosmonautas não sabiam se tinham aterrado ainda na União Soviética, na benigna Mongólia ou na China hostil e por isso apressaram-se a queimar a sua documentação mais sensível. Os dois tripulantes vieram a ser recuperados no dia seguinte, oficialmente num local da Rússia Soviética. Demonstrando sobriedade e modéstia socialistas, a missão nunca recebeu número de série e foi apenas classificada como a anomalia de 5 de Abril.
Terá sido por isso que os dois cosmonautas viram depois recusados os tradicionais bónus de voo de 3.000 rublos, tendo, para os receber, de apelar directamente para Leonid Brejnev…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.