29 janeiro 2013

JOÃO GILBERTO AO VIVO E NO COLISEU


Foi em 1984 que João Gilberto veio tocar pela primeira vez a Portugal. Já por cá passara a onda de maior entusiasmo com os autores da MPB, mas a promoção ao artista apresentava-se bem concebida, fazendo-o diferente de todos os que o haviam precedido, descrevendo-o como um introvertido excêntrico, muito rigoroso com a qualidade do som das suas actuações, imagem que ficou consolidada quando reclamou, em pleno espectáculo e perante o público, da falta de condições acústicas do Coliseu dos Recreios. O público aplaudiu concordantemente e eu não me esqueci do episódio porque ele consagrava uma opinião que sempre tivera – e que mantenho – sobre o Coliseu dos Recreios...  
Só o respeito pelos espectadores o fazia continuar o espectáculo. E o público aplaudia em reconhecimento por esta deferência de João Gilberto. Esta história teria tido um outro final se João Gilberto não tivesse regressado a Portugal em 2003… para uma outra actuação precisamente naquele mesmo Coliseu dos Recreios que se revelara (e ele proclamara) acusticamente imprestável quando cá estivera. Já não sei se dessa outra vez também se repetiu o gag da reclamação com a acústica da sala (mais os aplausos inerentes...), mas o retorno voluntário do artista ao local do crime é arrasado por aquele ditado popular que diz que à primeira qualquer cai; à segunda cai quem quer.

5 comentários:

  1. Mas se me não engano João Gilberto não veio da segunda vez. http://discodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=7627

    Tive os bilhetes e acabei por nunca os usar.

    ResponderEliminar
  2. Ao contrário do que escreve no seu comentário, a ligação que menciona remete para um sítio onde anúncia que os concertos foram adiados de Junho para Outubro de 2003.
    (http://discodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=7627)

    Está-me a dizer que, mesmo depois de adiados para Outubro, os concertos não chegaram a ter lugar?

    Como se deduz do que escrevi, não prestei qualquer atenção a esse retorno de João Gilberto ao coliseu.

    A ser como diz, o facto anulará a incoerência do artista, mas não a sua incompetência, a da organização, a falta de respeito pelos fãs, quando se permitiram publicitar o seu retorno a um auditório que fora ostensivamente rejeitado por si.

    Ma, se não me engano, creio que João Gilberto actuou uma segunda vez no coliseu dos recreios...

    ResponderEliminar
  3. Sei que remete para esse adiamento, era mais um acrescento informativo.

    Acho, sim, que não se chegou a realizar em Outubro.

    ResponderEliminar
  4. Se o diz, aceito. Mesmo assim, sem actuação, toda esta cena, anunciando o reaparecimento de João Gilberto em palco numa sala que ele desqualificara acusticamente, continua a ser ridícula, perdendo só o aspecto caricato.

    Ao escolherem as salas, na organização do evento ninguém se lembrava do episódio de 1984? E João Gilberto aceitou a proposta sem se inteirar de onde seriam as actuações? Ou é um artista que, de tão bizarro, até se esquece dos locais onde actuou?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.