19 novembro 2012

O QUE DIZ MARCELO

A pretexto daquilo que Marcelo descobre e que a comunicação social do dia seguinte descobre que ele descobriu – por exemplo que Vítor Gaspar é um nerd a ocupar um cargo para o qual é incompetente¹ – permitam-me recordar outras descobertas de Marcelo de um passado recentíssimo já esquecidas, como a da premência de uma remodelação governamental, desmentidas e olvidadas pelas descobertas do dia quando se permite a ressurreição de semimortos (sic) como era o caso de Miguel Relvas. Associado a Marcelo, os temas têm que ser mesmo assim, miraculosos e ao mesmo tempo apocalípticos, depois da famosa descida de Cristo à Terra que nem assim o faria presidente do PSD… 
¹ Na minha modesta opinião, esse é um princípio aqui muito repetido mas que se aplica apenas em Portugal. Com o seu perfil tecnocrático e internacional é muito possível que Vítor Gaspar se revelasse um excelente ministro das finanças da Letónia.

3 comentários:

  1. Em qualquer caso, a impressionante evolução do PIB per capita da Letónia ( que em vinte anos passou de 500 para mais de 10.000 euros - http://www.datosmacro.com/en/gdp/latvia ), e em particular a fulgurante recuperação de 21,3% verificada o ano passado, leva a crer que o país não estará muito necessitado da ajuda do nosso ministro…

    ResponderEliminar
  2. O comentário é irónico.

    Conjuntamente com ele, em hipertexto, está um poste anterior meu em que, a propósito de um poste de Dani Rodrik, realço que a recessão brusca que a Letónia causou também um efeito severo com a redução da importante minoria russa do país, o que não será uma consequência desinteressante para os letões.

    ResponderEliminar
  3. São ambos irónicos…

    Da mesma forma que, como mencionou, a queda do PIB em 2009 foi muito superior à previsão, também a recuperação verificada em 2011 terá surpreendido até os mais optimistas.
    De resto, algo de semelhante passou-se também na Estónia, onde a evolução do PIB tem tido um comportamento simétrico ( http://www.datosmacro.com/en/gdp/estonia ). Neste caso temos declarações sobre políticas de austeridade proferidas pelo nerd do seu Presidente ( http://www.embest.pt/por/notcias/aid-623 ) que, estou certo, seriam facilmente subscritas pelo nerd do nosso Gaspar.

    ResponderEliminar