23 agosto 2012

A IGUALDADE REPUBLICANA DE UMA ALDEIA GAULESA

É difícil não simpatizar com Abraracourcix, o chefe da famosa aldeia gaulesa onde mora Astérix. É verdade que há muitas ocasiões em que a sua conduta se presta ao ridículo mas essas atitudes desculpam-se com a igualdade intrinsecamente republicana como ele se comporta.
Na cena acima, por exemplo, em mais uma das costumeiras cenas de pancadaria, nota-se que Abraracourcix se distingue dos restantes aldeões apenas pelo emprego do seu escudo de função, embora nem isso o consiga proteger, por vezes, de algumas consequências mais desagradáveis.
 Lembrei-me de usar a pancadaria da aldeia de Astérix como metáfora da nossa luta política, para reconhecer que, ao contrário do são exemplo de Abraracourcix, os chefes que temos tido usaram os mais variados pretextos de estatuto para se tentarem furtar às consequências do conflito político...
Mais. O gosto pela evasiva tornou-se tão disseminado que nos últimos anos se multiplicou o número de protagonistas políticos que se reclamam elevados ao estatuto protegido de senador. Talvez seja para que gozem do mesmo estilo de protecção de que Agecanonix goza nesta última cena…  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.