26 abril 2012

OS VILÕES DA GUERRA DO VIETNAME

 Ao contrário daquilo que costuma ser percebido comummente, o envolvimento dos Estados Unidos na Guerra do Vietname foi apenas uma questão parcial do famoso conflito. A Guerra do Vietname foi mais extensa e profunda do que esse envolvimento. Tratou-se fundamentalmente de uma guerra civil travada com aquela tremenda crueldade que apenas tais conflitos internos costumam conter.
 As fotografias mais famosas e mais cruéis desse conflito – como, de resto, já aqui havia assinalado neste blogue – até nem costumam ser protagonizadas por norte-americanos – não porque eles não tenham cometido também atrocidades, mas porque seriam decerto muito mais cuidadosos a autorizar a divulgação de imagens do que aquilo que acontecia com os sul-vietnamitas do ARVN.
 As fotografias que aqui aparecem são de interrogatórios de prisioneiros ou então o emprego desapiedado de prisioneiros como batedores para garantir que os trilhos estariam desminados. Publicadas nos Estados Unidos, elas transmitiam à opinião pública local uma imagem negativa dos aliados sul-vietnamitas, numa época em que se acumulavam os pedidos para a retirada do Vietname.
 A imagem da guerra que estava a chegar aos norte-americanos nesses anos seria extensa e intensa, mas não deixava por isso de ser parcial. Depois da Ofensiva do Tet, quando os norte-vietnamitas chegaram a conquistar a cidade de Hué para depois a perderem, não existem fotografias famosas que mostrassem os massacres de civis por eles perpetrados durante o período da sua ocupação.
 Os norte-vietnamitas chegaram ao fim da guerra em 1975 não apenas como vencedores, mas também como uma imagem falsamente impoluta da forma como se haviam conduzido nela, pelo menos do ponto de vista ocidental. Foi só através do primeiro grande filme de sucesso dedicado à Guerra do Vietname (O Caçador – 1978) que esse mito da rectidão norte-vietnamita veio a ser posto em causa.
Nem se trata só da famigerada cena da roleta russa onde os norte-vietnamitas obrigavam os prisioneiros a jogar (acima). Na cena imediatamente anterior, há um soldado do NVA que joga uma granada para um abrigo de civis e metralha uma mãe com um bebé que dele tenta escapar, uma cena possivelmente inspirada num massacre real que teve lugar em Dak Son em Dezembro de 1967.

Refira-se que, quando O Caçador foi apresentado no Festival de Berlim de 1979, a delegação soviética resolveu abandonar o certame devido à forma como o filme retratava o povo do Vietname, arrastando consigo alemães orientais, búlgaros, checos, cubanos e polacos. Parece uma devoção religiosa mariana esta, a de pretender que os vencedores no Vietname haviam vencido, mas sem mácula
            

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.