27 abril 2012

O DEPUTADO QUE SABIA AS RESPOSTAS, OS OUTROS… E O POLITÓLOGO

Ao redor das cerimónias da comemoração do 25 de Abril na Assembleia da República, o jornalista Filipe Mendonça e a TVI fizeram uma reportagem onde se incluía uma praxe para os deputados mais jovens, um de cada partido: quem foi o último chefe do governo do Estado Novo e o primeiro depois do 25 de Abril? Como os autores da ideia esperariam, as (ausências de) respostas teriam sido as conformes se não fosse a surpresa do domínio do assunto que veio a ser demonstrado pelo deputado Michael Seufert do CDS-PP (acima) – sabia não apenas o nome dos dois titulares como era pedido mas também a distinção dos títulos das funções desempenhadas por ambos.
As restantes respostas dos seus colegas (acima, no sentido do curso dos ponteiros do relógio) variaram entre a resposta simples e honesta (mas falhada) de Rita Rato do PCP, à adopção por parte de Joana Barata Lopes do PSD de uma atitude descontraída mas sistematicamente evasiva (não respondeu), à tentativa feita por Pedro Filipe Soares do BE em redireccionar a questão para as generalidades que redundou num clamoroso fracasso (acabou por trocar os nomes…) até ao ensaio patético de tentar assumir uma superioridade pedagógica em relação ao interlocutor (…em vez do teste de história que tenta fazer…) como tentou fazer por sua vez Rui Pedro Duarte do PS.
Terá sido a atitude sobranceira deste último que lhe valeu o posterior tratamento um pouco maldoso que a reportagem da TVI lhe deu? Se foi, subscrevo-o. De facto, nem será apenas o facto da formação académica do deputado ter sido em Ciência Política¹ que torna a sua ignorância menos aceitável. É que ele há falhas que, sendo criticáveis em quem seja deputado, são imperdoáveis em quem se pretende qualificar como politólogo profissional. Confira-se na ficha acima. Rui Pedro Duarte já devia ter entrado naquela casa desconfiando que politologia não é assumir ares de superioridade quando confrontado com perguntas inconvenientes. Deve ser outra coisa qualquer...
¹ A deputada Rita Rato tem precisamente essa mesma formação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.