04 março 2012

FOTOGRAFIAS POUCO VISTAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

As duas fotografias deste poste foram tiradas quando da conquista de Viena pelos soviéticos em Abril de 1945. Por motivos distintos, é improvável que qualquer delas viesse a ser promovida naquela época para aparecer em local de destaque na imprensa.
Na de cima, numa das ruas da cidade aparecem-nos dois blindados em plano próximo. Embora ao serviço do Exército Vermelho, trata-se de M-4 Sherman, dois dos cerca de 4.000 carros de combate daquele tipo e de origem norte-americana que haviam sido enviados para a União Soviética ao abrigo do Programa Lend-Lease. E, como aqui já tive ocasião de explicar, não era do interesse dos utilizadores dar visibilidade a esse material emprestado em vez do de concepção e construção soviética, como o rival T-34.
Nesta outra, um oficial soviético desarmado descobre-se, num gesto que parece ser um preito diante do túmulo de Ludwig van Beethoven (1770-1827), falecido em Viena e ali enterrado no Zentralfiedhof (cemitério central - apesar do seu nome, o cemitério situa-se nos arredores ao sul da cidade...). Por muito que se reconhecesse a universalidade da música do grande compositor alemão, a guerra ainda estava em curso e não era conveniente publicitar esta simpatia com medo que o inimigo dela se pudesse aproveitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário