26 março 2012

CRS = SS ???

Ainda a pretexto de referências que aqui fiz aos acontecimentos de Maio de 1968 em França, junto aqui mais duas fotografias daquela época, onde as pinturas e os cartazes repetem um slogan popular mas estúpido comparando a polícia de choque francesa (conhecida pela sigla CRS: Companhias Republicanas de Segurança) com a SS alemã (Schutzstaffel).
A associação torna-se verdadeiramente insultuosa para as incontáveis vítimas das SS durante a Segunda Guerra Mundial, a começar pelas 642 que foram executadas em Oradour-sur-Glane em 10 de Junho de 1944, um episódio que todos aqueles estudantes universitários deveriam conhecer, para que se preservasse, ao menos, os limites da decência...
E mais do que concluir com o óbvio – que diante das verdadeiras SS, os veteranos de Maio de 68 nunca teriam tido chances de sobreviver para contar a sua história... – diga-se sobretudo que estas imagens são a demonstração de uma ausência de memória histórica por parte da mesma geração que agora quer acusar as gerações que se lhe seguiram do mesmo pecado…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.