14 fevereiro 2012

A PASSADEIRA DE «ABBEY ROAD»


A história da fotografia acima começou num dia de Verão de Agosto de 1969 quando os quatro membros de Os Beatles se juntaram para uma sessão fotográfica para produzir uma fotografia em que apareceriam a caminhar simultaneamente sobre uma passadeira, que seria a capa do seu próximo disco, seguindo uma ideia de Paul McCartney.

Os Beatles mantinham-se então no auge da popularidade e, depois de chegarem, a multidão de admiradores passantes começou rapidamente a aumentar, incluindo esta senhora acima com o seu horroroso casaco lilás, cuja pose inquiridora junto aos seus ídolos valerá uma análise tão interessante quanto a fotografia inicial, a que é objecto deste poste.

O exercício dos Beatles nessa manhã consistia em atravessar a passadeira para um lado e para outro enquanto o fotógrafo Iain Macmillan, empoleirado numa escada tentava captar o momento apropriado. Repare-se como a ordem como eles aparecem nestas fotografias é sempre a mesma: John Lennon, Ringo Starr, Paul McCartney e George Harrison…

…ou como McCartney aparece em algumas delas calçado de sandálias e não descalço como acontece na versão definitiva. Macmillan acabou por tirar seis fotografias e a escolhida foi a quinta da série, quando apanhou os quatro no mesmo ritmo de passada desenhando uma sucessão de vês. A sessão tinha durado apenas cerca de um quarto de hora…

O álbum dos Beatles, intitulado precisamente Abbey Road foi editado nos finais de Setembro de 1969. A capa era simplesmente a fotografia sem qualquer outra identificação tanto da obra como dos autores - abaixo, a contracapa e o som do disco. Desde então, Abbey Road, especialmente a sua passadeira, tornou-se no local da mais famosa passadeira de peões do mundo!

É um destino turístico para quem visita Londres. Também se tornou um problema de circulação rodoviária. Houve 22 acidentes naquele local só nos últimos dez anos, envolvendo os turistas mais entusiasmados na recriação da cena e os automobilistas mais impacientes. Há uma ligação Webcam directa para o local! Vendo-a, percebe-se logo o porquê dos acidentes...