17 fevereiro 2012

DISTO JÁ NÃO HÁ MAIS – 3

As competições automobilísticas dividem-se em dois grandes grupos: as corridas de velocidade em circuito, reservadas normalmente a protótipos e as provas abertas de resistência em estrada (mais conhecidas por rallies), disputadas por viaturas de produção especialmente adaptadas. A fotografia acima, um instantâneo de uma prova disputada em Nurburgring em 1967, será uma das últimas a conseguir combinar o encanto das duas modalidades. A assistência, casualmente distribuída pelas bordas da estrada como num rally moderno assiste ao voo do Lotus 49 de Jim Clark, um protótipo de Fórmula 1 concebido para atingir os 250 km/h mas não para aguentar consecutivamente aqueles impactos na pista ondulante. Disto, já não há mais!

4 comentários:

  1. Creio que a velha pista, com 22km de extensão, era um ícone da F1, embora nela se disputassem outras corridas.
    As "descolagens" e "aterragens", provocadas pelas lombas, eram impressionantes e, muitas vezes, as "aterragens" corriam mesmo mal...

    ResponderEliminar
  2. ...como aconteceu com Niki Lauda em 1976.

    ResponderEliminar
  3. No Grande Desafio Steve Warson tenta ultrapassar um carro (russo?) que seguia na sua frente numa tentativa desesperada de ganhar a corrida, por fora, numa espécie de parabólica que na altura existia.
    Michel Vaillant que seguia logoa atrás grita (para si próprio) Não passes não vai dar e para o carro logo a seguir ao acidente.
    Prancha seguinte. Steve deitado no chão, o médico diz que ele perdeu muito sangue e precisa de uma transfusão. Michel aproxima-se e diz Eu dou. Somos do mesmo tipo.
    Steve acorda e esboça um sorriso.
    O ínicio de uma grande e duradoura amizade.

    PS: Dialogos reproduzidos de cor e, portanto, sem grande rigor.

    ResponderEliminar
  4. Certíssimo. Apenas o carro a ultrapassar é que era um Maserati italiano.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.