09 janeiro 2012

O TRISTE, AINDA MAIS TRISTE SE POSSÍVEL

Aqui há três meses referira-me ao titular da secretaria regional das finanças na Madeira e às figuras tristes que o presidente daquele governo o mandava fazer (acima, os dois). Algumas notícias publicadas recentemente nos jornais informam-nos que a desdita do pobre José Manuel Garcês – que entretanto terá aceite a recondução naquele cargo em Novembro do ano passado – só tende a piorar. Sorte a dele que os jornalistas não se apercebam do real significado do que noticiam mas, depois de ter recebido um atestado de incompetência técnica por não saber delimitar o perímetro de uma consolidação, o infeliz José Garcês vê agora a reputação da sua palavra arrastada publicamente pela lama.
A notícia a que acima me refiro é a da suspensão da aceitação das comparticipações do estado na compra de medicamentos na Madeira. O que equivale a dizer que qualquer madeirense passou a pagar os medicamentos por inteiro. E os donos das farmácias, com o beneplácito da sua associação (ANF), explicaram-se à população: é que têm um calote de 77 milhões de Euros… Teria sido conveniente que os jornalistas explicassem a coragem desta decisão: não terá sido fácil. Pode tornar-se muito arriscado humilhar assim pública e ostensivamente uma entidade que sempre teve (e certamente voltará a vir a ter) um peso expressivo na carteira de clientes de qualquer farmácia madeirense.
Porém, as farmácias adicionaram às explicações públicas um argumento que lhes terá conferido uma superioridade moral adicional: o governo regional nem sequer tem satisfeito os compromissos que entretanto já havia assumido de ir liquidando mensalmente a dívida acumulada, tendo faltado com os 4 milhões que se comprometera pagar em Dezembro passado. Desta vez trata-se de uma cartaxada não técnica, mas antes pessoal, em José Garcês, um governante que se mostra incapaz de cumprir a sua palavra. Quanto ao seu chefe, mesmo sem dinheiro, parece continuar igual a si mesmo: a página do governo regional aparece engalanada é com as imagens do fogo de artifício do fim do ano no Funchal…
Adenda (17H40): Apesar das notícias da Lusa e do Público parecerem estar a referir-se a dois acontecimentos completamente distintos, parece-me improvável que os secretários regionais das finanças e dos assuntos sociais tenham convocado duas conferências de imprensa no mesmo dia sobre o mesmo assunto. De registar, na segunda delas, a humildade inédita nas declarações do triste José Garcês, apelando à compreensão dos credores, admitindo que a questão das farmácias foi remetida para segundo plano, ultrapassada que fora pelos projectos comunitários, sem os quais a região não podia beneficiar dos fundos comunitários. Agora é só preciso explicar isso às populações: que o dinheiro para medicamentos está há muito enterrado nos túneis rodoviários que Alberto João Jardim inaugurou antes das eleições… Em décadas, nunca a situação política madeirense se terá mostrado tão pateticamente límpida como agora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.