28 janeiro 2012

O HOMEM DE PALHA… E DE AVENTAL

Ainda a propósito do poste anterior: afinal, João Cravinho veio a assumir-se como membro de uma loja maçónica desde há 15 anos. Não me surpreendeu. O que me vinha a surpreender e bastante de há 15 anos para cá e que me levou a exprimi-lo por várias vezes neste blogue¹, era a condescendência generalizada como a actuação de João Cravinho vinha a ser avaliada pela opinião publicada. A ponto de desconfiar que teria de haver uma outra explicação para o fenómeno. Certo dia, criticando-o aqui na internet, houve um colega de blogues, insuspeito de simpatia por aquelas cores políticas, que saiu em defesa de João Cravinho com o argumento algo simplista que ele nem era dos piores
De facto, ainda agora, tudo o que rodeia Cravinho parece ser de um simplismo primário. A fábula, tantas vezes repetida, que faz dele um paladino da luta contra a corrupção que forças ocultas exilaram para um exílio dourado em Londres estará ao mesmo nível de imaginação – mas não de densidade de personagens... – de um Feiticeiro do Oz (acima). Só que a falta de densidade dos argumentos que o defendem – qual homem de palha – fazem-no estar à mercê daqueles exercícios básicos de manipulação: apreciem-no aqui em baixo a presidir a uma cerimónia com Fátima Felgueiras, num exercício maledicente de que apenas se estranha que nenhum órgão de comunicação se tivesse lembrado antes...
De toda a maneira, só há que saudar este outing de maçons que tem vindo a ter lugar desde Dezembro passado. Possibilitou-me descobrir que o colega de blogue que outrora defendera João Cravinho – Paulo Gorjão no Bloguítica – admite também já ter sido membro da Maçonaria… E é isso mesmo que me chateia nos maçons (mesmo abordando este assunto atrasado em relação à vaga mediática que sacudiu o país informativo): no caso que referi acima, eu estava a expressar a minha opinião (feroz mas) descomprometida sobre João Cravinho; que garantias me poderá dar Paulo Gorjão que estaria a fazer o mesmo? Não estaria ele condicionado pelo facto de se estar a criticar severamente um irmão?...
¹ Aqui, aqui, aqui ou aqui.