29 dezembro 2011

…OUTRAS POLÍTICAS, QUAIS?

Na fotografia acima, os moscovitas atravessam a então Praça Sverdlov indiferentes ao enorme cartaz que ali fora mandado afixar pelo PCUS onde se apela à poupança e contenção económica. Como parece estar a acontecer actualmente com a economia portuguesa durante este último decénio, também a economia soviética de então (1981) parecia progredir com taxas de crescimento muito baixas¹, que estavam muito aquém das justas aspirações dos trabalhadores soviéticos.

O problema nunca mais se resolveu e o desfecho é-nos conhecido (a propósito, alguém me sabe identificar as flores que enfeitam o cano da arma na fotografia abaixo? É para as justapor, como flores da liberdade de Agosto, aos Cravos de Abril…). Recordando isto e quando ouvimos os comunistas portugueses a clamar por outras políticas, para além da nossa concordância genérica com tal proposta, importa que nos esclareçam mais concretamente a que outras políticas é que se estão a referir…
¹ Nesse decénio, que veio a ser conhecido como a Era da Estagnação, não se dispõem de dados fiáveis sobre os valores reais do crescimento económico da União Soviética (muito provavelmente abaixo dos 2%/ano) porque, numa manifestação de superioridade do socialismo científico, os valores oficiais eram sempre muito superiores à realidade…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.