23 outubro 2011

MEMÓRIAS E AMNÉSIAS – A EDUCAÇÃO NO ESTADO NOVO E NA ALEMANHA ORIENTAL – 3

Como em Portugal, a forma(ta)ção continuava depois. Esta fotografia é de 1988 de uma aula de uma disciplina do 10º ano muito parecida com a OPAN¹ dada nos liceus antes de 1974. No quadro lê-se: a RDA (República Democrática Alemã²) e a RFA (República Federal da Alemanha²), dois estados com ordens sociais diferentes. Mais abaixo, RDA: estado socialista; propriedade socialista dos meios de produção; poder da classe operária em aliança com as outras classes trabalhadoras; RFA: estado imperialista; propriedade privada e capitalista dos meios de produção, monopólio do poder pela burguesia.
Se a fotografia anterior é eloquente quanto à abertura e profundidade do debate ideológico, também o é quanto à hostilidade do regime contra a República Federal da Alemanha, o estado capitalista rival. Terá sido a pretexto dela que a Alemanha Democrática levou a formação escolar a extremos que aqui o Estado Novo não teria ousado, como ministrar aulas de instrução militar ao 9º e 10º anos de escolaridade – primeiro facultativas, elas vieram a tornar-se obrigatórias a partir de 1978. Nesta fotografia acima de 1975, vê-se um sargento do NVA a ministrar uma dessas aulas tendo por tema a balística.
Finalmente, há uma clara distinção de atitude entre os regimes no que respeita ao ensino universitário. Enquanto em Portugal a Universidade atravessou o período dos 48 anos de ditadura ensimesmada e paroquial, desde o princípio que a da Alemanha Democrática, também por causa dos princípios ideológicos do internacionalismo proletário, se tornou cosmopolita, especialmente para os estudantes de países irmãos ou em vias de desenvolvimento. De 2.000 estudantes estrangeiros por ano na década de 1960, a Alemanha Democrática acolhia 5.000 dez anos depois e 10.000 na década de 1980.

¹ Organização Política e Administrativa da Nação.
² No alemão original respectivamente DDR (Deutsche Demokratische Republik) e BRD (Bundesrepublik Deutschland).

Sem comentários:

Enviar um comentário