12 setembro 2011

FOTOGRAFIAS APROPRIADAS PARA OS DIAS QUE CORREM – 1

A fotografia foi tirada no Estádio Olímpico de Berlim em 14 de Maio de 1938. A equipa é a selecção inglesa de futebol e, é verdade, os seus jogadores estão, de facto, a fazer a saudação nazi! Não fora um momento de educação política súbita dos internacionais ingleses mas antes de um pedido muito especial feito pelo embaixador britânico em Berlim, Neville Henderson, um defensor da política de apaziguamento, para impressionar favoravelmente a multidão. E quem não alinhasse no pedido também não alinhava na equipa como aconteceu com o defesa Stan Cullis. Ao fim dos 90 minutos o placard marcava 6-3 a favor da Inglaterra mas esta já perdera o jogo ainda antes do apito inicial. Dali por quinze meses e meio começaria a Segunda Guerra Mundial…

5 comentários:

  1. Neste V. esmerou-se ... Inacreditável

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, JPT.

    Esta é uma daquelas fotografias que reúne consensos: alemães e britânicos não gostam dela embora não precisamente pelas mesmas razões...

    ResponderEliminar
  3. aquele "romântico" "de" Windsor ainda era o rei?

    ResponderEliminar
  4. A Inglaterra (ou o Reino Unido) não foi na conversa do Euro. Não penso que se possa transportar a fotografia para a realidade actual.
    Além que a Alemanha vei a perder bem mais do que a Inglaterra. E se os alemães deixassem o Euro não me parecem que eles fossem os mais prejudicados.
    E os holandeses, suecos, dinamarqueses? Deixam que os alemães falem por eles, não é?

    ResponderEliminar
  5. O ano dos três reis (Jorge V, Eduardo VIII e Jorge VI) fora dois anos antes (1936) mas, de qualquer modo, desde o fim do reinado de Eduardo VII (1910) que a condução da política externa britânica já pertencia exclusivamente ao governo, que era desde 1937 dirigido por Neville Chamberlain, que se tornou para a História no expoente da política de apaziguamento.

    ResponderEliminar