11 setembro 2011

AS DUAS FLORES DE DESTRUIÇÃO

É um caso em que não é precisar identificar nem quando nem onde a fotografia foi tirada. Um instante paralisado no tempo, escassos segundos após a Torre Norte do World Trade Center ter colapsado, deixando no contraste contra o céu uma imagem de fumo e detritos que nos pode lembrar, apesar de tudo, uma imagem poética de uma flor, talvez um jarro.

Contudo, com a outra fotografia abaixo é muito provável que o nosso reconhecimento imediato já não funcione. Foi tirada a 6 de Agosto de 1945 e a coluna de fumo que vemos erguer-se, como uma rosa, é o resultado da explosão nuclear que atingiu Hiroxima naquele manhã, causando 20 a 25 vezes mais vítimas do que aquelas que presenciámos pela televisão…

2 comentários:

  1. Se é impossivel esquecer o 11 de Setembro de 2001 é, igualmente inesquecível, o 11 de Setembro de 1973 data em que morreu o presidente eleito do Chile Salvador Allende durante o bombardeamento do Palácio de La Moneda que deu início ao golpe militar que levou ao poder o ditador Pinochet dando origem a uma das mais cruéis e sanguinárias ditaduras do sec. XX.
    Não vi uma única referência à efeméride.
    Eu sei que os tempos são outros mas convém não ter memória curta.
    (Comentário também deixado no blog Duas ou Tres Coisas).

    ResponderEliminar
  2. Creio que se desenvolveu uma tendência para dar mais atenção aos acontecimentos sobre os quais se completam "anos redondos" em detrimento dos outros.

    Neste caso, é o décimo (10º) aniversário do 11 de Setembro de Nova Iorque e o trigésimo oitavo (38º) do de Santiago do Chile.

    Por exemplo, recordando efemérides do passado mês de Agosto, deu-se muita atenção à tentativa de Golpe de Estado na URSS (20º aniversário) ou à contrução do Muro de Berlim (50º) mas passou-se em claro a invasão da Checoslováquia e o fim da Primavera de Praga (43º).

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.