29 agosto 2011

O EPISÓDIO DE BANACEK QUE NÃO VI ATÉ AO FIM


Banacek era uma série norte-americana integrada no conjunto The NBC Mistery Movie (genérico acima) que incluiu séries como Columbo, McCloud ou McMillan & Wife, em que cada qual era transmitida numa semana alternada. Já aqui mencionara esse estilo peculiar de apresentação das séries televisivas norte-americanas naqueles princípios dos anos 70 sem especificar que, por causa daquele formato, guardavam-se os dez minutos iniciais dos noventa que durava um episódio para criar o mistério, antes de se apresentar o genérico da série propriamente dita (abaixo). Entre as séries do conjunto, Columbo era a que se destacava e eu não me teria lembrado de escrever este poste sobre Banacek não se desse o caso de ter havido um episódio em que eu apenas vi esse início misterioso.

Banacek (George Peppard) era um investigador de seguros de ascendência polaca que se especializara em investigar casos de roubos bizarros. Os argumentos, os roubos e os métodos empregues eram imaginativos No Verão de 1974 a RTP passou um episódio da série em que o que era roubado era um enorme avião quadrirreactor comercial (um DC-8), acidentalmente pousado numa antiga Base Aérea no deserto do Nevada onde ficara à espera de reparação. Por coincidência, os dez minutos iniciais de que me lembrava (depois tive de me ir embora) são os mesmos que aparecem num vídeo do You Tube (abaixo) que descobri recentemente por acaso. Mas o autor da publicação apenas me terá querido reacender esta curiosidade velha de 37 anos pois não publicou a continuação…

Sem comentários:

Enviar um comentário