01 agosto 2011

AS ELEIÇÕES E OS PARTIDOS DA REPÚBLICA DE WEIMAR

Ficou conhecido por República de Weimar o regime que vigorou na Alemanha entre as duas Guerras (1919-1933), até à ascensão do nazismo. Para a História, vem-se a revelar um regime duplamente derrotado e por isso pouco querido dos alemães. Derrotado face ao exterior porque é o regime que tem de assumir as consequências da derrota alemã na Primeira Guerra Mundial. Derrotado no interior porque é o regime que soçobra perante a investida anti-democrática do Partido Nacional-Socialista (NSDAP) na década de 30.
Isso poderá explicar um pouco a forma absurdamente simplista como este período da História alemã costuma ser contado, normalmente num processo retrospectivo que se destina aparentemente a justificar a fatalidade da ascensão do nazismo. Um exemplo clássico é o de incluir a hiper-inflação que assolou a Alemanha em 1923 entre os factores de instabilidade que facilitaram a ascensão do nazismo. Veja-se acima que em 1924 houve duas eleições e o NSDAP obteve apenas 32 e depois 14 lugares do parlamento…
Este poste é sobre os resultados das oito eleições parlamentares alemãs entre 1920 e 1933 (que podem ser consultadas nos dois quadros acima - como aconteceu em Portugal depois de 1974, houvera eleições previamente em 1919 para a Assembleia Constituinte) mas também sobre alguns dos partidos mais importantes daquele período – com excepção do NSDAP. O pretexto para falar de cada um deles é um cartaz de propaganda de época a que adicionei a cor como o partido é identificado nos quadros eleitorais acima…
Os sociais-democratas do SPD (Sozialdemokratische Partei Deutschlands) formaram até 1932 o maior grupo parlamentar do Reichstag. No cartaz acima destaca-se a imagem do trabalhador vigoroso e determinado em combate com os seus inimigos mais óbvios: os oficiais, os padres, os capitalistas… mas também os menos óbvios: os comunistas. O apelo que se lê no cartaz é linear: Vota Lista 1 Social-Democracia.
Os comunistas do KPD (Kommunistische Partei Deutschlands) eram então a novidade ideológica, a cisão de esquerda do movimento operário incentivada pela revolução bolchevique de 1917 na Rússia. O apelo revolucionário é evidente no cartaz: A Chama da Revolução não se pode extinguir! Por isso Vota nos Comunistas Lista 4. Mas torna-se curiosa a ausência de um símbolo tão poderoso quanto a foice e o martelo.
O espaço do centro do espectro político era ocupado primordialmente pelo Partido Democrático (DDP - Deutsche Demokratische Partei), um partido mais importante politicamente pelo espaço que ocupava do que pelo seu peso eleitoral que nos anos 30 praticamente desaparecera. No cartaz pode-se ler: Para todos: trabalho honrado na cidade e nos campos. Contra as ditaduras da esquerda e da direita. Partido Democrático Alemão
Apesar da sua designação o Zentrum (Z - Deutsche Zentrumspartei), não era um partido de centro, era antes uma formação de base confessional agrupando politicamente os católicos alemães. Daí a presença no cartaz, por detrás do agricultor empurrando ao arado, da silhueta simbólica da imponente catedral de Colónia. Com Sacrifício e Trabalho em prol da Liberdade! Vota Zentrum, é o que se pode ler no cartaz.
Finalmente o Partido Popular Nacional Alemão (DNVP - Deutschnationale Volkspartei) era o partido que ocupava a direita do espectro político em vez do NSDAP. Alguns dos temas que associamos aos nazis estavam já presentes na propaganda do DNVP como o racismo e o revisionismo da política externa. A pergunta refere-se ao Tratado de Locarno de 1925 e o soldado negro é uma representação das tropas coloniais francesas…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.