24 fevereiro 2024

UMA PARÓDIA DE FUTURO PARA PORTUGAL

(Republicação a pretexto da evocação, anteontem, do lançamento do original «Portugal e o Futuro» em 1974. Estoutro «Portugal e o Futuro» foi publicado no Verão de 2011. E, se António de Spínola não percebia que as ideias constantes do seu livro estavam ultrapassadas, Fátima Campos Ferreira ao organizar um livro de entrevistas a anciãos com a palavra «futuro» como chamariz, essa então não percebia e não percebeu.ponto. E creio mesmo que ela nunca lá vai chegar: mesmo explicando-lhe que, chegados ao futuro, onze anos e meio depois da publicação do livro, seis dos dez entrevistados já - naturalmente - morreram)

Se o livro Portugal e o Futuro original (acima) foi publicado em Fevereiro de 1974 quando o seu autor, António de Spínola, tinha 63 anos de idade e ainda não se lhe conhecia (naturalmente, dada a sua condição de militar) pensamento político quanto à solução do problema ultramarino com que então Portugal se defrontava, o outro Portugal e o Futuro (abaixo) de que a RTP tem feito ultimamente publicidade, reúne os depoimentos de dez figuras maiores da sociedade portuguesa cuja idade média é de 73 anos de idade (!…), distribuindo-se entre os 86 anos de Mário Soares e os 62 de Manuel Carvalho da Silva – o veterano e o benjamim do grupo.

Porém, se Mário Soares assumiu o cargo de 1º Ministro pela primeira vez há 35 anos atrás e o de Presidente há 25, também Manuel Carvalho da Silva se apresta a celebrar as mesmas bodas de prata dos 25 anos de antiguidade à frente da CGTP… Os outros oito membros do painel seguem padrões semelhantes e nem mesmo a entrevistadora (abaixo - Fátima Campos Ferreira) foge a essa veterania… Todos eles já terão tido as suas oportunidades de implementar as suas soluções para Portugal. Associar as opiniões destas dez vetustas figuras a soluções para o nosso futuro colectivo não é apenas um disparate, é uma paródia do que estes livros devem ser…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.