26 julho 2011

TRÂNSITOS...

Há pelo menos dois eclipses solares todos os anos – embora os eclipses solares totais como o da fotografia acima só ocorram em média de 18 em 18 meses. Mas não é apenas a Lua que se pode interpor entre o Sol e a Terra. Isso também pode acontecer com os dois planetas interiores do Sistema Solar, Mercúrio e Vénus. A esses acontecimentos, muito mais raros do que os eclipses, chamam-se Trânsitos.
Por várias razões, o Trânsito de Mercúrio é mais frequente do que o de Vénus, com uma periodicidade média que ronda os 7,5 anos. Porém, essas ocorrências podem ser muito irregulares: os últimos Trânsitos foram em 1999, 2003 e 2006 e o próximo será apenas em 2016. E, como se pode observar pela fotografia acima, o próprio planeta é difícil de identificar, perdido no meio daquela enorme massa brilhante.
A distribuição temporal do Trânsito de Vénus é mais bizarra: separados por intervalos de tempo um pouco superiores a um século (105 a 120 anos), emparelham-se dois trânsitos com 8 anos de permeio. Por coincidência, encontramo-nos a meio de um desses intervalos mais curtos: depois do trânsito de 2004 (acima), seguir-se-á outro para o ano, em Junho de 2012. Depois disso, há que esperar por 2117 e 2125…
Mas podem-se fotografar ainda outros trânsitos. Aquilo que se observa no canto superior direito do Sol na fotografia acima, que pode passar por um bichinho ou por um símbolo chinês é afinal a silhueta da Estação Espacial Internacional (ISS) acompanhada de um vaivém espacial. Estes outros trânsitos, sendo frequentes (a ISS completa 15,7 órbitas cada 24 horas), são também rapidíssimos: duram 54 centésimos de segundo!

Sem comentários:

Enviar um comentário