07 junho 2011

OS AMADORES

São raras as ocasiões mas confesso que sempre tive um fraquinho pelos amadores que desempenham as suas funções emprestadas com uma tal categoria que acabam por se destacar diante de profissionais. Um exemplo prosaico disso foi a carreira de Henrique Mendes como actor na série televisiva Médico de Família (acima), a representar com uma sobriedade que o destacava favoravelmente ao lado de quem se reclama profissional de gabarito como era o caso, por exemplo, da actriz São José Lapa.
Recentemente, houve outra ocasião, com Ricardo Araújo Pereira a passar por crítico literário na sua coluna da revista Visão. Não sou um leitor regular da revista mas, mais do que as conclusões finais – o crítico arrasa a mais recente obra de ficção (literária) de José António Saraiva, O Cão Que Pensava Demais – o que foi surpreendente foi o levantamento metódico dos estribilhos repetidos pelo autor, mostrando um trabalho de pesquisa do livro que se gostaria de ler também nas recensões feitas por profissionais.

Essas, a grande maioria das que vou lendo, não me surpreendem assim…

2 comentários:

  1. Caro António
    Fui ler a crónica do RAP, que realmente foi devastadora para o putativo grande escritor Saraiva. Nunca li nenhum romance dele, e tb não vou começar com este … Li tb os comentários ao RAP que não foram muito agradáveis …
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Não tinha lido os comentários ao Ricardo Araújo Pereira. A maioria deles poderiam servir de exemplo explicativo do que é "hate mail"...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.