19 junho 2011

DONS DIVINATÓRIOS

A 9 de Abril passado o Expresso dedicou um punhado de páginas da sua revista a Estela Barbot (acima), qualificando-a de economista de sucesso e como a única conselheira portuguesa do FMI. Entre os comentários da respectiva página da notícia na internet, aparece um comentador registado (o oitavo) que, adoptando o pseudónimo de vassili zaitsev, adianta prescientemente: Ao ver a foto da Estela Barbot na CARAS continuo a acreditar que o Sr. STRAUSS KHAN tem bom gosto e fama de gostar de belas senhoras… Palavras proféticas a pouco mais de um mês antes de rebentar o escândalo Strauss-Kahn (abaixo)…
Além de conter uma insinuação potente sobre os critérios de selecção e recrutamento do FMI, o comentário chega a ser grosseiro com as suas dúvidas implícitas quanto à competência de Estela Barbot para ocupar aquele cargo. Seja como for, vassili zaitsev tem o crédito de ter antecipado os acontecimentos que vieram a abalar aquela organização. Ficará por saber se isso torna o anónimo vassili zaitsev num analista a ter em conta quanto ao que poderá acontecer ao FMI no futuro. Tomando por mim, a quem aconteceu algo de parecido, suponho que não. O meu caso começou com um poste há um mês atrás dedicado a Assunção Cristas (abaixo).
Entre o brincalhão e o simpático lá profetizei que, com aquele seu estilo muito próprio de ferocidade no feminino ela se arriscava a ir longe… E um mês depois ei-la em vias de ser empossada como ministra. Nos últimos dias este blogue tem sido muito visitado à conta do seu nome mas juro que não tive nada a ver com a escolha… Para isso, suponho que terão que falar com o Paulo Portas. Quanto a antever o sucedido, tratou-se de uma mera coincidência e não serei eu a alimentar aquela necessidade social, vinda desde a Antiguidade, de adivinhos, oráculos, profetas, arúspices, áugures e outros intérpretes do futuro (abaixo).
Essa necessidade de desvendar o futuro continua viva por aí, com os adivinhos promovidos a gurus da economia e das finanças. De súbito, aparecido não sei de onde e promovido por não se sabe bem por quem, o novo homem da situação que nos decifra como irá evoluir a situação financeira mundial chama-se Nouriel Roubini (abaixo). Há mais quem pense como ele? Há, mas ele é diferente. O que é que o destaca da concorrência? Foi ele que adivinhou o aparecimento da anterior crise financeira nos Estados Unidos. O que é que isso tem a ver com a eclosão da próxima crise? Não façam perguntas estúpidas, isto já está estúpido q.b. sem elas…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.