13 abril 2011

ONDE É QUE ESTAVAS NO 23 DE FEVEREIRO (DE 2000)?

A pergunta tornou-se famosa com outra data (25 de Abril) quando colocada por Baptista Bastos, mas a questão da sua pertinência é suficientemente ampla para se aplicar noutras circunstâncias. António Nogueira Leite deu o título de Mentes Brilhantes a um poste com um trecho do discurso da posse de Vítor Constâncio como governador do Banco de Portugal em 23 de Fevereiro de 2000. É esta a citação que ele faz:

"...Sem moeda própria não voltaremos a ter problemas de balança de pagamentos iguais aos do passado. Não existe um problema monetário macroeconómico e não há que tomar medidas restritivas por causa da balança de pagamentos. Ninguém analisa a dimensão macro da balança externa do Mississipi ou de qualquer outra região de uma grande união monetária...".

A totalidade do discurso de posse pode ser lida aqui e actualmente não só é evidente o disparate então proferido pelo recém-empossado como se torna irónico e mesmo aberrante que o autor daquela conclusão tenha acabado por vir a ser nomeado vice-presidente do Banco Central Europeu com o pelouro da supervisão bancária… Porém, se o poste de António Nogueira Leite se queda por aqui, a verdadeira história não acaba assim.

Regressando ao título de Mentes Brilhantes, passemos para a outra mente brilhante, a do próprio Nogueira Leite que, conforme o próprio confessa numa entrevista, Acabei por completar o primeiro semestre na Católica com 16 anos e, aos 21, já tinha terminado o curso. Andei depressa, para descobrir afinal que ele esteve presente a abrilhantar aquela tomada de posse nas suas funções de secretário de estado do Tesouro

Terei eu andado ofuscado nestes últimos 11 anos para ter perdido as justas críticas do secretário de estado às conclusões do governador (acima) ou terá sido o primeiro que, durante a cerimónia, não prestou a atenção devida ao brilhante discurso do segundo? É que em política, ter-se estado na cerimónia pode ser imperdoável, lembremo-nos do 25 de Abril e da reunião de generais da brigada do reumático que o precedeu (abaixo)… A fotografia inicial inclui Vitor Constâncio, Pina Moura e Nogueira Leite e data de inícios de Abril de 2000, pouco mais de um mês depois das pouco proféticas declarações do primeiro. É a mente de Pina Moura (también brillante) que irradia naquele momento mas os irradiados parecem não se desprezarem...

Sem comentários:

Enviar um comentário