20 março 2011

FOI VOCÊ QUE PEDIU UM PORTO FERREIRA?... (3)


O slogan publicitário é antigo e foi bem conseguido, tornando-se imediatamente reconhecível, associando uma marca de vinho do porto à distinção e à selectividade: – Foi você que pediu um Porto Ferreira? É o slogan ideal para ser parafraseado por causa de um evento recente com arremedos de também ter sido tão distinto e selecto que, dos presentes, até parece que não há quem não se ufane por lá ter estado: – Foi você que jantou com Pedro Passos Coelho?...

2 comentários:

  1. Experimente ler Ubaldo Ribeiro, A casa dos budas ditosos e imagine-se a recitar o monólogo. Faz-lhe bem.

    ResponderEliminar
  2. Eu não participo nessas “brincadeiras” que o João Gonçalves tanto gosta. Nem na de tentar passar por erudito (que não é), nem na de se envolver na "guerrilha política" pretendendo "pairar" por cima dela, nem na de usar o blogue como instrumento de promoção pessoal – já lhe disseram que tem uma péssima “presença” televisiva?

    Mas, por esta vez, e em homenagem a João Ubaldo Ribeiro, dou-lhe troco. Esclareço-o que eu não preciso de o “experimentar ler”, mas aconselho-o a si a (re)ler um pequeno conto (7 páginas) do autor, intitulado “Alandelão de la patrie”.

    Para os leitores, esclareça-se que Alandelão era um boi de cobrição de uma daquelas fazendas nordestinas imaginadas por João Ubaldo. Fora importado directamente de França e, por isso, e por ser um boi bem “apessoado” é que recebera aquele nome, uma corrupção do do actor francês Alain Delon.

    O pessoal da quinta ficou impressionado com aqueles novos processos de inseminação artificial, em que o boi era “chupado” e não tinha hipóteses de montar uma vaca que fosse. Com pena dele e da sua reputação, o pessoal da quinta arranjou-lhe um encontro clandestino com uma vaca "batida", Flor de Mel.

    Acontece que, antes da hora da verdade, nervoso e impreparado, citando as próprias palavras do autor, Alandelão “se despejou todo no chão”. Esta história pode ser uma interessante metáfora do que pode estar para acontecer ao seu anfitrião do jantar de outro dia, outra pessoa bem "apessoada" como o Alain Delon.

    A virgindade combinada com tanta vontade de chegar ao poder ainda pode dar que ele “se despeje todo no chão” antes do acto…

    A alusão terá a piada que tiver mas sou o primeiro a reconhecer que talvez possa ser excessiva e injusta para com Pedro Passos Coelho. Afinal ele não terá a culpa total que alguns dos seus convidados, quais "parvenus", tenham vindo para a blogosfera "pavonear-se" com o convite recebido...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.