24 março 2011

DO YOU KNOW...?

Como consta da letra inicial da música insuportavelmente açucarada de Diana Ross (Do You Know Where You're Going To?), apetece perguntar a José Sócrates nas circunstâncias actuais se ele sabe para onde vai, se está a gostar das coisas que recentemente a vida lhe trouxe, para onde é que ele vai, enfim, se nos pode dizer mais qualquer alguma coisinha…¹

Não gosto de usar o blogue para análise política, mas parece-me haver um conjunto de verdades políticas evidentes que não vejo serem expostas com a ênfase que merecem. Que a decisão para a constituição de um governo minoritário depois das eleições de Setembro de 2009 é da responsabilidade de José Sócrates. Ainda recentemente, na entrevista dada a Ana Lourenço na semana passada, Sócrates deixou escapar como não teria tolerado interferências políticas do seu parceiro minoritário. Ora nunca foi assim que se arranjaram parceiros…

Que um governo que só dispõe de uma maioria relativa no parlamento tem uma maioria absoluta de deputados que lhe fazem oposição. Compete à habilidade política de quem governa impedir que as oposições se coordenem para bloquear a acção governamental. E que aí, com a distribuição de lugares do parlamento saído das eleições de 2009, o PS poderia conseguir maiorias absolutas alternativas à do PSD (PS + PSD), associando-se quer ao CDS (PS + CDS), quer aos dois partidos à sua esquerda (PS + BE + PCP).

Que, atendendo à evolução das taxas de financiamento da dívida, o governo não se tem mostrado competente para resolver os problemas financeiros nacionais. A propaganda pró-governamental pode concentrar-se (e fê-lo) na falta de credibilidade da alternativa PSD mas está a iludir a essência da questão. Tenho José Sócrates – e o seu discurso de ontem comprová-lo-á – na conta de pessoa extremamente combativa mas impõe-se a conclusão que a responsabilidade da crise que ontem se iniciou lhe pertence completamente.

¹ Do you know where you're going to?
Do you like the things that life is showing you
Where are you going to? Do you know...?

Sem comentários:

Enviar um comentário