12 janeiro 2011

TV NOSTALGIA – 57


Ainda me lembro da unanimidade dos elogios como Twin Peaks foi recebida pela crítica televisiva (e cinematográfica) nos princípios da década de 90 e como a minha própria opinião me parecia então deslocada: na forma, as imagens e a banda sonora (aprecie-se o genérico acima), a série é belíssima; no conteúdo a série está repleta de efeitos especiais mas revela-se de uma banalidade desinteressante. O teste do tempo acabou por me dar razão, que David Lynch só por se chamar David Lynch nunca esteve isento de produzir menoridades como esta. Vinte anos passados, quem é que se lembra e me pode contar de memória como acabou Twin Peaks?

5 comentários:

  1. Julgo que nem acabou; tenho ideia que houve um desaparcimento qualquer, já depois de desvendado "quem matou Larua Palmer", e de repente a série sumiu-se, como se a produção tivesse ficado de repente sem fundos. a banda sonora é absolutamente hipnótica, e é a lembrança mais forte que tenho da série (que não seguia religiosamente).

    ResponderEliminar
  2. A pergunta era retórica mas agradeço-lhe o seu empenho, João Pedro, quando vem corroborar aquilo que pretendia transmitir, confessando que "não seguia religiosamente" a série.

    Fico apenas com pena de não poder recuperar os encómios que então se produziam a respeito de "Twin Peaks", nem os nomes dos autores. Eu gosto de dar os nomes aos ridículos quando fazem figura disso...

    ResponderEliminar
  3. Sempre fui contra a unanimidade em torno do Lynch e da obra dele. E sempre fui olhado de lado por isso, em conversas com outros cinéfilos. A banalidade e a vulgaridade da construção narrativa dos filmes dele sempre me repeliu. Mas...nada como o tempo para dar o juizo final. Veja-se por onde anda Lynch agora. A promover uma nova "banha da cobra", uma espécie de meditação zen que cura tudo. Mas filmes...não me parece. Não estás sozinho António.

    ResponderEliminar
  4. Nem sei se será correcto pôr a questão em termos de solidão, Artur. Será talvez preferível e mais lógico questionar a validade das opiniões daqueles que tu designas de "cinéfilos" e que, dizes, te olhavam de lado.

    ResponderEliminar
  5. Twin Peaks só terminou verdadeiramente com o filme "Fire Walk with me", cá conhecido, se bem me lembro, como "os ultimos dias 7 dias de Laura Palmer". Onde ele se deixou de tretas e assumiu a história. Acho.

    ResponderEliminar