18 janeiro 2011

A ALEMANHA E A EUROPA

Neste blogue não se é muito dado a efemérides, mas excepcionalmente assinala-se que a 18 de Janeiro de 1871 foi proclamada a reunificação alemã na Sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes, cerimónia que foi (posteriormente) perpetuada através do quadro abaixo. Se ainda há três meses festejámos o centenário da República em Portugal, vale a pena fazer contas e perceber que a unidade alemã através da constituição do Segundo Reich não é substancialmente muito mais antiga: precisamente 140 anos.
E não foi por acaso que o autor do quadro (Anton von Werner) preferiu que Otto von Bismarck (o senhor de branco no centro do quadro) se destacasse mais do que o próprio monarca que está ali a ser proclamado como Kaiser da Alemanha – Guilherme I. Afinal fora ele que politicamente arriscara para que se chegasse àquele desfecho. Com a actual crise e com a descendente de Otto, Angela (abaixo), é que, percebendo-se a sua aversão pelo risco, não se consegue perceber a que desfecho actualmente ela pretende chegar…
Porque, depois de anos a fio a desconfiarmos de uma estratégia alemã para se tornar no poder hegemónico europeu, é altura de nos perguntarmos se existe coragem de a implementar

Sem comentários:

Enviar um comentário