17 dezembro 2010

SEDES DE REPRESSÃO E TERROR

Assim como a António Maria Cardoso (acima, uma placa toponímica dessa rua lisboeta) se tornou durante quase 40 anos em Portugal numa referência perifrástica à PIDE
…por causa do seu edifício-sede se situar naquela rua (acima, uma fotografia do edíficio nos princípio do Século XX e abaixo outra do mesmo edifício um século depois),…
… também o nome de Lubyanka (Лубянская em russo) foi simultaneamente o nome de uma das maiores praças moscovitas e também a referência implícita ao KGB.
Concebido originalmente para ser a sede de uma Companhia de Seguros (acima), o edifício albergou depois a sede do KGB, que constituía uma apólice de seguro do regime soviético.
Com o aumento da importância do KGB, em meados do Século XX o edifício veio a aumentar a sua volumetria, expandindo-se para a rua adjacente como se nota pela fotografia aérea acima.
Mas foi a estátua do fundador da organização, Feliks Dzherzinsky, no centro da praça que recebeu o seu nome (acima), que se tornou no símbolo vísivel da instituição para os soviéticos.
É premente que Não Apaguem a Memória! Também que entre nós nunca se tornou necessário derrubar nenhuma estátua de Agostinho Lourenço, o primeiro director da PIDE

Sem comentários:

Enviar um comentário