30 dezembro 2010

OS VÍDEOS SEPARADORES DA NBA

Num processo de popularização entre as audiências europeias dos jogos da liga norte-americana profissional de basquetebol (NBA), nos finais da década de 80, princípios da de 90, a RTP2 começou a transmiti-los aos Sábados à tarde.
Por serem concebidos precisamente para o espectáculo, eram sempre jogos tão emotivos quanto espectaculares e que superavam quaisquer partidas de basquetebol que os telespectadores europeus estivessem habituadas a assistir.
Dada a dimensão do campo de jogo, obrigatoriamente coberto, a assistência útil de um jogo de basquetebol está limitada a umas 5.000 pessoas, pouco mais. Daí a importância que tem de ser atribuída à transmissão televisiva do encontro.
Nesse aspecto, aquilo que era dado ver aos telespectadores europeus era irrepreensível: nem por um momento o programa perdia ritmo, apesar do basquetebol ser um jogo muito propenso a frequentes interrupções de jogo.
Aí, inseriam-se vídeos de 30 segundos, onde estrelas facilmente identificáveis pelo telespectador como Kirk Douglas, Chevy Chase, Anthony Quinn ou Plácido Domingo promoviam o basquetebol descrevendo-o como fantástico e que o adoravam
Passados estes vinte anos, mais do que as estrelas da época (Magic Johnson, Michael Jordan, Larry Bird ou Pat Ewing), o que melhor recordo são alguns destes magníficos separadores que apareciam durante essas interrupções de jogo…

7 comentários:

  1. Eu também era espectadora dos jogos da NBA no 2º canal e adorava os comentadores por tugueses (cujos nomes não me lembro agora)

    Certa vez, num jogo em Chicago,depois de um cesto brilhante de M. Jordan(no qual mudou a bola de mão antes de encestar), o comentador mais velho só dizia:"é uma verdadeira tempestade na cidade do vento!"

    ResponderEliminar
  2. Os separadores que ficam na memória são um tema interessante para ... debate, digo eu...

    :))))


    [Ana Paula

    Talvez o comentador "mais velho", a que se refere, fosse João Coutinho. Não sei se, nessa altura, o Carlos Barroca já era o comentador "mais novo". Possivelmente ainda não.

    :)))]

    ResponderEliminar
  3. Aproveito a referência da Maria do Sol para evocar João Coutinho e a sua locução inconfundível pela forma ímpar como pronunciava os eLes (L), que um amigo meu – por sinal praticante e grande apreciador desta modalidade – descreveria como “à FeLisberto LaLande, aqueLe que jogava futeboL de saLão à baLiza no LouLetano”…

    ResponderEliminar
  4. Aproveito o separador para lhe desejar um ano muito bom. E agradecer-lhe o desafio constante e o estímulo permanente que é ler o que aqui escreve.

    :))))

    ResponderEliminar
  5. Ora essa Maria do Sol, o gosto é todo meu.

    E, aqui entre nós, tenho pena que abandone essa sua imagem de marca. Para mais quando votei num dos vencidos...

    ResponderEliminar
  6. Eram esses mesmos: João Coutinho e Carlos Barroca. Obrigada e um ano de 2011 com boas perspectivas.

    ResponderEliminar
  7. Já lá vai o tempo em que os pavilhões apenas levavam cerca de 5.000 pessoas. Hoje a lotação ronda os cerca de 20.000 espectadores. Não sei é se os espectadores do "3º anel" conseguirão ver a bola, mas...
    Curiosas são as recordações dos separadores e não as dos jogos e dos jogadores.
    Quanto aos comentadores, eram os que são referidos. Quanto ao Prof. João Coutinho, tinha umas "tiradas" tipo Alves dos Santos no futebol, para além claro da caracteristica pronúncia dos (eLes)

    ResponderEliminar