29 dezembro 2010

O EFEITO STREISAND

Em finais de 2002, um casal, Gabrielle e Kenneth Adelman, resolveu criar um site com as fotografias tiradas – ela pilotando o helicóptero, ele fotografando – à orla costeira californiana documentando o processo de erosão que aquela costa está a sofrer, fenómeno a que não era indiferente alguns edifícios construídos muito próximos das arribas da costa. Entre o conjunto de fotografias postadas, em número que ultrapassava as 10.000, incluíam-se esses edifícios, um dos quais era a residência da actriz Barbara Streisand (acima). Quando um dos membros do seu entourage se apercebeu disso em 2003, a actriz processou os Adelman em 50 milhões de dólares invocando legislação anti-paparazzi destinada a proteger a sua privacidade.

O processo judicial correu pessimamente para Barbara Streisand. O juiz que proferiu a sentença chegou a questionar a razoabilidade do processo levantado por ela, tendo em conta a discrição e o enquadramento da fotografia que contestava quando em contraste com reportagens fotográficas em que a actriz expusera deliberadamente a sua privacidade doméstica e obrigando-a a pagar até as custas judiciais dos Adelman. Mas a notoriedade do caso, a que fez com que o nome da actriz baptizasse um Efeito foi outra: antes do processo, ninguém conhecia o site dos Adelman; com ele centenas de milhares de pessoas foram visitá-lo, a famosa fotografia (1 entre 10.000) foi publicada na imprensa e o assunto foi amplamente discutido nos media...

Agora, através deste episódio da Ensitel, o Efeito Streisand manifesta-se em Portugal. Já se escreveu e disse praticamente tudo o que haveria para dizer sobre o assunto, embora me pareça que persiste alguma confusão em identificar o cerne da questão: a intimação dos advogados para que a autora do blogue apagasse os postes que escrevera a respeito do incidente do telemóvel estragado. Como aconteceu com a acção judicial de Streisand, é o excesso, no caso de querer calar até os resmungos de quem obteve uma decisão judicial desfavorável, que acaba por parecer ameaçador para a comunidade de utilizadores e que faz recair sobre a Ensitel o opróbrio de passar por uma organização tão medíocre quanto intolerante.

Sem comentários:

Enviar um comentário