22 outubro 2010

A EVOLUÇÃO

Encontrei no You Tube este vídeo da primeira metade dos anos 70, com um trecho de uma reportagem feita provavelmente ainda antes do 25 de Abril e protagonizada pela jornalista Maria Margarida a respeito do trânsito caótico e diabólico de Lisboa. Perguntadas a algumas pessoas qual, na opinião delas, seria a medida a adoptar para a melhoria do trânsito na cidade, somos surpreendidos pela reacção de alguns dos entrevistados que confessam, pura e simplesmente, que não sabem… E à primeira vista, como também me aconteceu, é-se levado a pensar: como a sociedade evoluiu!…

Mas depois, vale a pena reflectir e perguntarmo-nos se a nossa sociedade terá evoluído assim tanto, a ponto daqueles que não têm uma opinião sobre um assunto tenderem a ter desaparecido de todo... Ou será que foi a evolução, mas a do jornalismo e da informação, que os fez desaparecer da imagem que os órgãos de comunicação dão da sociedade actual? Aplicado àquele caso em concreto, hoje, as entrevistas com pessoas sem opinião não se perderiam todas na mesa de montagem? E a Maria Margarida não seria mandada outra vez para a rua entrevistar mais pessoas que achassem?...

1 comentário:

  1. A opinião dos entrevistados é precedida (será que se pode dizer dos potugueses?), quase sempre pelo irritante "eu acho que".
    Este "prefácio" torna-se ainda mais insuportável quando composta da deguinte maneira:
    Eu não percebo muito desse assunto mas acho que...
    Quando o discurso começa assim invariavelmente mudo de canal, de noticia, de blog, de conversa e por aí fora

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.