27 outubro 2010

BANZAI!!! ou O ESQUECIMENTO DO ESPÍRITO DE SACRÍFICIO

À letra, 万歳 (Banzai!!!) quer dizer dez mil anos. Esses dez mil anos era, implicitamente, a duração que se desejava que fosse o reinado do Soberano, naquelas formulações de votos de cariz reconhecivelmente asiático pelo seu excesso, voto que hoje está indissociavelmente associado ao Japão, especialmente ao período da Segunda Guerra Mundial (acima e abaixo), mas que afinal se descobre ser de origem chinesa e milenar
E a carga negativa adquirida por aquela saudação, entretanto tornada um grito de guerra, tem a ver com o facto do grito ser usado pelos soldados japoneses quando carregavam em ataques frontais nas fases finais dos combates, quando a sua derrota era iminente, e quando, para os seus inimigos naquele conflito, já não fazia qualquer sentido táctico prolongar a resistência, e só aumentava as baixas dos dois lados.
Dez anos depois do fim da Guerra (1955), reencontramos abaixo recrutas da mesma extracção dos de cima, mas agora equipados com uniformes e armamento norte-americano (como a M-1 Garand) em exercícios no quadro da preparação das Forças Terrestres de Auto Defesa do Japão. No entretanto, algo se perdera, pois os próprios comandantes se queixavam da falta de espírito combativo destes novos recrutas…

3 comentários:

  1. Pois é, mas as meta-anfetaminas e as anfetaminas ajudavam e não era pouco, só que isso ia estragar o romantismo nipónico - e germânico.

    ResponderEliminar
  2. Convém elucidar quem nos leia que o João Moutinho se estará - creio - a referir ao uso extensivo dessas substâncias pelos combatentes alemães e japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

    Falando especificamente do caso japonês, será decerto uma parte da explicação mas, alguma parte será atribuível a factores culturais. Aqueles soldados japoneses que estiveram escondidos na selva durante 5, 10, 15, 20 e até 25 anos por causa da vergonha que seria a sua rendição não teriam tabletes de "speeds" para esse tempo todo, não acha?...

    ResponderEliminar
  3. Pronto, lá tinha de ser. Tem toda a razão.
    Mas continua a ser gratificante passar por aqui.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.