05 setembro 2010

A EUROPA (GERMÂNICA) A CORES

As fotografias coloridas de origem alemã do período da Segunda Guerra Mundial têm uma palete de cores que as torna identificáveis à primeira vista. Neste caso, seleccionei um conjunto delas desse período, usadas para efeitos de propaganda.
E o que se procurava propagandear era um sentimento de perfeita normalidade como as populações continuavam a viver, especialmente nas grandes cidades que entretanto haviam sido ocupadas pelos exércitos alemães vitoriosos.
Estas fotografias foram tiradas na graciosa cidade de Paris a Ocidente (as três fotografias de cima) e na pujante cidade ucraniana de Carcóvia¹ no Leste (as três fotografias mais abaixo) nos dois extremos do Império nazi quando do seu apogeu (abaixo).
É óbvio que, em qualquer dos casos, as fotografias se centram na atitude casual dos civis, muito embora seja aceitável o aparecimento de tantos uniformes alemães quando se tratava de cidades ocupadas e estava uma Guerra em curso…
Há outros aspectos que os autores das fotografias aceitaram então como normais mas que nos são hoje chocantes, como a transeunte parisiense que se passeia de Estrela de David ao peito ou os cartazes dos filmes em exibição para os espectadores carcovianos.
Quando o fim da Segunda Guerra Mundial entra agora na terceira idade (foi a 2 de Setembro de 1945, há 65 anos), creio que a melhor forma de não deixar esquecer aquilo que então se passou será sempre recordá-lo com rigor e equilíbrio…
¹ Não se confunda a cidade ucraniana de Carcóvia com a cidade polaca de Cracóvia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.