16 setembro 2010

A «CONSTRUÇÃO» DO OCEANO ÍNDICO

Acima está uma montagem com imagens da mesma região do globo desde há 150 Milhões de anos até à actualidade. Onde originalmente existia um Oceano que os cientistas baptizaram por Thetys, existe hoje o Oceano Índico. A imagem do canto superior esquerdo data da fase final do Período Jurássico de há 150 Milhões de anos atrás e a do canto inferior direito é a actual, enquanto a imagem central, de há 65 Milhões de anos atrás, é a da mais conhecida fase terminal do Período Cretácico – popularizada, passe a ironia, pelo filme Parque Jurássico…Mas, como se deduz desta montagem, depois do apogeu dos dinossáurios, recomeçou toda uma nova História da evolução da Terra de que Steven Spielberg ainda não se lembrou…

As imagens para esta montagem foram retiradas daqui.

2 comentários:

  1. Em todo o caso a História Geológica obriga a que a Europa e a América se vão separando cada vez mais, pelo menos para já.
    A China e os Estados Unidos lá se vão aproximando.
    E o Chile vai atrasando todo o processo.

    ResponderEliminar
  2. Confesso-lhe João Moutinho que, por muito que eu também me tenha de servir dela quando necessário, a expressão «História Geológica» me desagrada.

    No caso das imagens deste poste, o intervalo mínimo entre duas consecutivas (há superiores...) é de 15 Milhões de anos - o que é um intervalo de tempo incomensurável e torna incompreensível qualquer quadro históricos convencionais.

    Haverá espécies animais que podem aparecer e extinguir-se sem jamais coexistirem sobre a Terra...

    ResponderEliminar