05 agosto 2010

TRAVOLTA, O DANÇARINO

É lendária cá em casa a minha impenetrabilidade à beleza estética da dança – para mim o Quebra-Nozes é principalmente para se ouvir e, volta e meia, é recontado o episódio em que, em vez de apreciar a estética da actuação de umas bailarina, estava mais preocupado com o aspecto exótico das coifas com que elas se passeavam de um lado ao outro do palco…

É por isso com as cautelas de insensível que emito a minha opinião sobre estes dois vídeos de dança, separados por 17 anos, e protagonizados pelo mesmo dançarino: John Travolta. Pertencem aos filmes Saturday Night Fever (1977) e Pulp Fiction (1994). Se as cenas já me pareciam originalmente ridículas, o tempo não lhes terá feito muito bem…

Em benefício do vídeo mais recente (o de baixo, que me parece ser uma espécie de evocação do vídeo anterior), regista-se o muito maior equilíbrio dado (em protagonismo) aos dois dançarinos (Travolta e Uma Thurman) e também a questão da evolução do estilo de John Travolta, não só mais pesado como, de uma certa forma deliberada, agora em jeito canastrão

Sem comentários:

Enviar um comentário