27 agosto 2010

O MARIDO OU O POLÍTICO?

A carreira política de George Wallace (acima, do lado esquerdo, em segundo plano) foi repleta de peripécias conforme sugerirão as outras fotografias deste poste. Mas o meu destaque vai para o momento da fotografia inicial, para a qual é preciso uma pequena explicação. Wallace fora eleito Governador do Alabama (1963-67) e a Constituição Estadual impedia-o de se reapresentar ao cargo. Sendo um homem imaginativo e cheio de expedientes, Wallace lembrou-se da sua mulher Lurleen B. Wallace (acima, à direita) para concorrer às eleições de 1967, que ela ganhou.

Para além da antipatia intrínseca suscitada por ser um cacique estadual, George Wallace podia ufanar-se de despertar uma notoriedade nacional e um ódio rábico dos sectores mais liberais da sociedade norte-americana de então ao apresentar-se como uma das figuras mais destacadas a defender a manutenção da segregação das raças - não fosse o Alabama um dos Estados da região conhecida como o Sul Profundo. Acontece porém que apareceu um pequeno problema no esquema engendrado por si para se manter por interposta pessoa à frente do Alabama…
Fora diagnosticado um cancro no útero a Lurleen Wallace que depois metastizara para outros órgãos apesar de ter sido extraído e as perspectivas de evolução da doença não se afiguravam promissoras. Regressemos então à fotografia inicial, que foi tirada à entrada do M.D. Anderson Hospital de Houston, Texas, em Março de 1968 onde a governadora Lurleen Wallace se iria submeter a mais sessões de quimioterapia. Antecipando que iria perder o acesso ao poder e a mulher, é caso para nos perguntarmos a quem pertencerá aquela expressão preocupada de Wallace: ao marido ou ao político?

E antes que alguém pense que a pergunta possa ser cruel, convém que saiba que até ao fim George Wallace negou publicamente a gravidade da doença da mulher, continuando a manter os seus compromissos pessoais para a sua candidatura presidencial de 1968, a que Lurleen só começou a faltar na última semana antes da morrer em 7 de Maio de 1968. No dia anterior, cancelara a sua última entrevista televisiva em que iria dar mais uma vez o seu apoio à candidatura do marido… Quanto ao Vice-Governador que lhe sucedeu, tornou-se rapidamente um dissidente da facção Wallace

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.