14 junho 2010

A BÉLGICA E A EUROPA

Hoje, a propósito das eleições que ontem ali tiveram lugar, na informação voltar-se-á a falar mais uma vez da situação política belga, como se se tratasse de um daqueles casais nossos conhecidos, que estão permanentemente desavindos mas que, por motivos que nos continuam a escapar, nunca mais se decidem a pedir o divórcio. Já aqui havia falado algumas vezes do tema: através de sucessivas transferências de competências para os governos das respectivas comunidades, o governo nacional belga já não tem poder algum.

Se assim não fosse, os partidos políticos que, como em todo o lado, existem para alcançar o poder, não teriam passado 282 dias em discussões infindas para integrar o governo central, nem se disporiam tão facilmente a abandoná-lo ao menor incidente. Será talvez excessivo afirmar que a Bélgica já não existe. Existe, mas existirá com a mesma substância que a vontade de sua Majestade quando os britânicos empregam aquela sua conhecida e consagrada expressão: o Governo de Sua Majestade (His Majesty's Government)…

É curioso como durante décadas – a Bélgica foi um dos países fundadores da CEE em 1958 – o problema da coesão belga foi pontapeado para a frente, na ilusão de que a Bélgica parecia ser um país ainda mais moderno que os outros, já adaptado à Europa do futuro, com os respectivos membros da federação (a Flandres e a Valónia) e Bruxelas como o Distrito Federal, numa réplica continental de Washington D.C. ou de Brasília. Porém, cada vez parece mais certo que o futuro próximo da União Europeia não virá a ser propriamente esse…

De há uns meses para cá tudo passou a ter nacionalidade: os problemas financeiros são gregos e as soluções têm de ser alemãs. E a campanha que precedeu as eleições belgas assemelhou-se na argumentação ao debate que divide a União, com os flamengos do Norte a acusarem os valões do Sul de um despesismo de recursos que não possuem. Se estes resultados eleitorais servirem de amostra do que poderá pensar o eleitorado europeu, então será preferível não nos consultarem também desta vez, que nos estamos marimbando todos uns para os outros...

2 comentários:

  1. Durante três anos os partidos francófonos recusam de negociar com os partidos tradicionais (moderados) de flandres e isto tem com resultado alucinante que os separatistas ganharam a eleição na flandres. Curiosamente criou a situação nova na Bélgica a possibilidade de encontrar uma solução para os problemas.
    Cumprimentos de Antuérpia

    ResponderEliminar
  2. Cumprimentos Theo. Ainda bem que desta vez não ficou aborrecido com as minhas opiniões.

    Na imagem inicial dei a direita ao Vlaamse Leeuw porque vocês são os maioritários.

    Suponho que já lhe dei a entender que, em geral, prefiro os autores de BD francófonos, mas as vossas cervejas parecem-me melhores...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.