13 abril 2010

OUTRAS ALIANÇAS ANGLO-ESPANHOLAS

O acordo de fusão entre a British Airways e a Iberia que foi recentemente anunciado fez-me lembrar outras das raras alianças do passado entre ingleses e espanhóis, nomeadamente a que em Julho de 1554 fazia Filipe II (1527-1598), então ainda príncipe herdeiro dos vários tronos de seu pai (Carlos V), chegar a Portland no Sul de Inglaterra. Entusiasmos de parte, a frota de 130 navios e os 8.000 soldados que o acompanhavam pareceram imponência demais da parte do recém-chegado, a quem foi solicitado que desembarcasse apenas acompanhado da sua escolta normal uns dias depois no porto de Southampton, que se engalanou devidamente para o receber…
Afinal, sempre se tratava da chegada a Inglaterra de um futuro rei-consorte, o noivo da rainha Maria Tudor (1516-1558). Com 27 anos e viúvo há 9 anos de Maria Manuela de Portugal, o casamento de Filipe com a sua prima Maria, que era 11 anos mais velha do que ele, só podia ser um casamento de conveniência, de que os súbditos da noiva muito suspeitavam. O tipo físico do noivo, louro e de olhos azuis e portanto muito pouco espanhol/meridional (abaixo), bem podia ter enfeitiçado a rainha que o acabara de conhecer pessoalmente, mas tornou-se óbvia a antipatia recíproca que se desenvolveu desde logo entre os membros da comitiva que o acompanhava e os anfitriões.
Quanto ao objectivo principal do consórcio – a produção de um herdeiro – o resultado foi um fiasco. Filipe esteve em Inglaterra de Julho de 1554 até Setembro de 1555, quando teve de ir tratar da sua vida porque o pai havia anunciado que era sua intenção abdicar proximamente dos seus tronos tanto no filho Filipe como no irmão Fernando, mas durante esses 14 meses Maria não conseguiu engravidar. Em Janeiro de 1556, Filipe tornou-se Filipe II ao ser coroado rei dos dois reinos de Espanha (Castela e Aragão) embora a nova rainha Maria não tivesse comparecido às cerimónias. Os cônjuges reencontraram-se por uma última vez em Inglaterra entre Março e Julho de 1557.
Maria Tudor morreu em Novembro de 1558. Filipe II de Habsburgo veio a casar mais duas vezes, primeiro com Isabel de Valois e depois com outra prima sua, Ana de Áustria, que lhe deu finalmente o herdeiro sobrevivente, que veio a ser Filipe III (1578-1621). Quando do nascimento deste outro Filipe, já as relações entre espanhóis e ingleses se haviam deteriorado até quase à ruptura total: os interesses estratégicos de uns e outros haviam-se tornado antagónicos. Quase se pode dizer que quando, depois disso, na História os encontramos a uns e outros do mesmo lado da barricada, como agora, então é porque haverá qualquer coisa de bizarro - abaixo, Blair, Aznar, Bush e Barroso.

1 comentário:

  1. Teria graça se o acordo fosse assinado em Gibraltar: era CON FUSÃO garantida!

    ResponderEliminar